Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Power4Girls: estudantes pesquisam o uso do bagaço da laranja em proposta sustentável
conteúdo

Notícias

Power4Girls: estudantes pesquisam o uso do bagaço da laranja em proposta sustentável

A equipe do Campus Governador Valadares é a única representante de Minas Gerais entre as 20 selecionadas em programa promovido pela Embaixada Americana no Brasil.
publicado: 18/07/2024 09h29, última modificação: 18/07/2024 09h31

O Campus Governador Valadares está em festa! A equipe Minas de Minas, formada pelas estudantes Eloá Werneck, Gabriela Neves, Helloá Almeida e Letícia Tápias, do 2° ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente está entre as 20 equipes selecionadas para a edição 2024 do Power4Girls - Empower to Lead! 

Sob orientação do professor Arnaldo Cambraia, o grupo disputou com 215 outras equipes de todo o Brasil, sendo a única representante do estado de Minas Gerais.

O Power4Girls é uma iniciativa da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos, em parceria com o Instituto Gloria e com apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Tem como objetivo empoderar meninas por meio de uma formação que estimula o empreendedorismo, inovação e responsabilidade social para o ambiente de trabalho do século 21.

Conheça o projeto

O tema deste ano é “Economia Circular e Sustentabilidade”, inspirada pelos três R’s essenciais: reduzir, reutilizar e reciclar. O projeto da equipe Minas de Minas propõe a valorização dos resíduos da produção industrial do suco de laranja. De acordo com o grupo, o bagaço da fruta corresponde a 50% da massa do total do fruto e a sua destinação inadequada, em lixões, provoca a contaminação do solo e da água.

Diante desse problema, a proposta é o reaproveitamento da casca/bagaço para produção de desinfetantes biodegradáveis através da extração do Limoneno, conhecido bactericida, além da farinha, que pode ser destinada à alimentação humana, animal e produção de plásticos. O projeto visa atender completamente o tripé da sustentabilidade e economia circular: Ambiental (mitigação de impactos), Econômico (valorização do resíduo) e Social (possível fonte de renda), além de poder ser executado em escala artesanal ou industrial.

Aprendizados para além da competição

De maio a outubro, as equipes selecionadas participam de mentorias com temas relacionados à formação técnica, científica e empreendedora. A mentora responsável pela equipe do Campus GV, Kathleen Matos, é egressa do curso técnico Integrado de Química do IFMG - Campus Betim. Em 2022, Kethlen e sua equipe, BetGirls, ficaram com a terceira colocação no Power4Girls. 

Equipe Power4Girls - Minas de Minas_julho 2024.jpegEstar entre os finalistas e a oportunidade de poderem estar em contato com esse tipo de projeto é motivo de muito orgulho para a equipe Minas de Minas. “Representar o estado de Minas Gerais é um conjunto indescritível de prazer e honra! Oportunidades e experiências assim devem ser agarradas, já que são a chave para moldar nosso futuro acadêmico, profissional e, sobretudo, humano. Muitos não se inscrevem em projetos de âmbito nacional por estarem convictos de que não serão selecionados, então desejamos que nossa participação os incentive a girar a maçaneta. Afinal, não há como sabermos se a porta está trancada quando sequer tentamos abri-la. Somos gratas ao IFMG por proporcionar inúmeras atividades que auxiliam nosso desenvolvimento acadêmico e fomentam o interesse pela ciência, tais como projetos de pesquisa, extensão, olimpíadas, intercâmbios e muito mais”, relatam, com muita alegria, as integrantes da equipe Minas de Minas.

Para o professor Cambraia, a participação no Power4Girls é uma oportunidade ímpar para que as discentes apliquem a teoria aprendida em sala de aula, além de incentivar as meninas a buscarem e ampliarem os seus horizontes. “Poder orientar uma equipe em um programa como esse é uma oportunidade onde todos saem ganhando. As estudantes terão a oportunidade de lidar, de forma prática, com toda a teoria aprendida em sala de aula. Além de abrir os olhos para novos conhecimentos de mundo, conhecer novas pessoas e profissionais. Enfim, é poder contribuir para que essas meninas sejam as grandes líderes do futuro”, afirma.

O encerramento do programa ocorrerá em Brasília, no final de novembro. As participantes terão a oportunidade de apresentar seus projetos, receber certificados de participação e realizar um pitch final durante uma feira de inovação. Os três melhores projetos serão premiados no evento.

Saiba mais!

O Programa Power4Girls – Empower to Lead! selecionou este ano 80 alunas do ensino médio da rede pública de 16 estados brasileiros. Elas participarão de diversas atividades, incluindo oficinas, palestras, webinars e atividades interativas online. O programa focará na criatividade e inovação, bem como no desenvolvimento e gestão de projetos. 

Desde o seu início, o Power4Girls já beneficiou 250 alunas e conta com a colaboração do Instituto Gloria, que foca no combate à violência de gênero, além do apoio institucional do Conif e diversas parcerias com instituições do setor privado que acreditam no poder do empoderamento feminino.

Para mais informações sobre o programa, acesse: https://power4girls.com.br/.