Notícias
Alunos embarcam em Portugal rumo à primeira experiência do Internacionaliza IFMG
Buscar oportunidades profissionais, adquirir conhecimentos acadêmicos, compartilhar culturas, transformar sonhos em realidade: são inúmeras as questões que justificam um intercâmbio internacional. No IFMG, 12 alunos de cursos superiores acabaram de embarcar em terras portuguesas para o desenvolvimento de pesquisas nos institutos politécnicos de Porto, Guarda e Bragança. A ação é fruto da primeira edição do Programa Internacionaliza IFMG (Edital 138/2016), que tem como principal finalidade promover a mobilidade acadêmica dos estudantes para instituições de Portugal.
Os embarques tiveram início no dia 14 de fevereiro, com Cleiton Alves, aluno do Campus Formiga. No dia 15, foi a vez da equipe composta por Josilene Rodrigues (Ribeirão das Neves), Alba Rocha (São João Evangelista) e Patrícia Scoralick (Sabará). Já no dia 21, embarcaram Taynara Ribeiro (Formiga), Lucas Morais (Ouro Preto), Waleska Soares (Santa Luzia), Kimberlly Neves (Itabirito) e Bárbara Moura (Ouro Branco). No dia 1º de março, foram Kelly Figueiredo (Governador Valadares) e Ana Luiza Pereira (Congonhas). O último a viajar, em 2 de março, foi Luan Miranda, do Campus Bambuí.
O intercâmbio terá a duração de cinco meses (até agosto). Durante esse período, os alunos serão orientados por professores tanto do IFMG quanto dos institutos portugueses. A assessora de Relações Internacionais do IFMG, Ana Costa, explica que, ao retornarem, os estudantes terão que apresentar, além dos resultados das pesquisas, uma proposta de devolução do conhecimento local adquirido. A proposta é que o Instituto conheça as experiências vivenciadas e avalie a viabilidade de implantação daquelas que possam interessar aos campi e áreas de conhecimento específicas das pesquisas desenvolvidas.
A ideia é que o investimento nos estudantes possa, também, ser revertido em possíveis parcerias permanentes com as instituições internacionais, além do estreitamento de relações entre docentes dos dois países. Ana esclarece que, por meio do programa, o intuito é abrir portas aos alunos e à Instituição. “A experiência inclui, além do enriquecimento do currículo dos discentes, a oportunidade de expansão dos horizontes e fronteiras institucionais”, completa.
Os recursos financeiros de auxílio aos estudantes são provenientes de parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e a Pró-Reitoria de Extensão, além dos campi de origem dos participantes do programa.
Atualmente, está em andamento a segunda edição do Internacionaliza IFMG, a qual contempla os campi Arcos e Piumhi (já que, na edição anterior não houve candidatos para as vagas disponibilizadas).
***
Legenda: equipe de alunos que embarcou no dia 21 de fevereiro: da esquerda para a direita, Bárbara Moura, Taynara Ribeiro, Lucas Morais, Waleska Soares, Kimberlly Neves e, à direita, a assessora de Relações Internacionais, Ana Costa.
"Meu desejo é que o resultado de nossos projetos abra as portas para muitas outras parcerias com instituições nacionais e internacionais” Josilene dos Santos
“Participar do intercâmbio em Portugal é uma oportunidade ímpar e de fundamental importância para o meu desenvolvimento profissional, bem como para a minha vida pessoal. Ele vai tornar possível ampliar meus conhecimentos através da imersão em uma nova cultura, da interação com diferentes profissionais e pesquisadores de diversas áreas, alargando minha visão de mundo tanto nos aspectos científicos, sociais e culturais. Quero fazer mestrado e conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, e, participar desse intercâmbio será um privilégio e uma experiência gratificante para mim. Aproveitarei o máximo esta experiência em Portugal, para, ao voltar ao IFMG transmitir os conhecimentos adquiridos e, com os resultados do meu projeto, ajudar no desenvolvimento da comunidade acadêmica. Meu desejo é que o resultado de nossos projetos abra as portas para muitas outras parcerias com instituições nacionais e internacionais para troca de conhecimento, pesquisas colaborativas e qualificação de técnicos, docentes e discentes do IFMG”
Josilene Silva Rodrigues dos Santos
Campus Ribeirão das Neves | Instituto Politécnico da Guarda
“Considero que a experiência internacional será um berço de grandes oportunidades. Pretendo conhecer muitos lugares, construir novos laços de amizade, vivenciar e aprender muito com as diferentes culturas e também difundir um pouco da nossa. Sobre o projeto de pesquisa também tenho ótimas expectativas. Trata-se de um projeto inovador e desafiador. Será muito gratificante investigar e me especializar em uma área tão visada por empresas, instituições de ensino e pessoas do mundo todo. Ao mesmo tempo poderei usufruir dos laboratórios de alta tecnologia e do ensino altamente qualificado oferecido pela instituição portuguesa. Enfim, espero que seja um tempo de grande aprimoramento pessoal, social, intelectual e profissional”.
Cleiton Alves
Campus Betim | Instituto Politécnico do Porto
“É uma ótima oportunidade que o IFMG está nos proporcionando: a de conhecer outro país, outra cultura, estudar em uma instituição de ensino tão boa quanto o IF, permitindo enriquecer nosso currículo. Tenho boas expectativas sobre tudo, Portugal, o IPGuarda, onde vou estudar e desenvolver a pesquisa. Com a coordenação do Campus Sabará e sob orientação do instituto politécnico, acredito que farei uma boa pesquisa, podendo, assim, trazer informações de grande valor e proveitosas para o contexto no qual ela se insere”.
Patrícia Scoralick
Campus Sabará | Instituto Politécnico da Guarda
“Acredito que Portugal será um divisor de águas para mim, pois o intercâmbio é mais do que disciplinas estudadas lá fora, são experiências socioculturais e informativas que vão contribuir, e muito, para a minha formação acadêmica e para a vida. Após esse intercâmbio, estarei muito motivado para continuar os estudos no IFMG e para compartilhar essa experiência com os meus colegas. A instituição me apoiou muito e me ofereceu ajuda em todos os âmbitos.
"Estou extremamente feliz e honrado de levar o nome do IFMG para fora." Lucas Morais
Estou extremamente feliz e honrado de levar o nome do IFMG para fora, podendo representar essa casa que me abrigou e me faz acreditar, a cada dia, em uma educação melhor”.
Lucas Morais
Campus Ouro Preto | Instituto Politécnico de Bragança
“A expectativa é grande porque é uma oportunidade única, não só de aprendizado mas, principalmente, de crescimento pessoal. Acredito que estar sozinha em outro país, com culturas e hábitos diferentes, nos transforma em pessoas mais bem preparadas devido à maturidade que se é requerida naturalmente. Sobre o projeto, o objetivo é aproveitar os recursos, a tecnologia e, principalmente, a visão diferente de mundo deles. Penso que são as diferenças que agregam a pesquisa, pois ao mudar o olhar e o fazer ao desenvolvê-la, são possíveis novas discussões e percepções. Tenho certeza que será uma grande viagem!”
Kimberlly Neves
Campus Itabirito | Instituto Politécnico da Guarda
“O Internacionaliza IFMG é uma excelente oportunidade para complementação da minha formação acadêmica. Poderei vivenciar experiências completamente diferentes, conhecer uma cultura nova, além de aprender com profissionais qualificados que me auxiliarão no desenvolvimento do projeto. Estou ansiosa para participar do programa e compartilhar meu aprendizado com a família IFMG”.
Taynara Ribeiro
Campus Formiga | Instituto Politécnico do Porto
“Minhas expectativas são muito positivas, pois esta experiência será única. O crescimento que este intercâmbio irá me proporcionar não é somente acadêmico, mas principalmente pessoal. Quanto à pesquisa, a expectativa é de poder trazer resultados satisfatórios e interessantes para poder divulgar não só para meu campus, mas também possibilitar publicações científicas posteriores”.
Waleska Soares
Campus Santa Luzia | Instituto Politécnico da Guarda
“Acredito que esta oportunidade é única e que trará ótimas lembranças de momentos vividos intensamente em relação à cultura do local e a todo o contato que teremos entre alunos, professores e orientadores. Quanto à pesquisa, cada contribuição nos ajudará a enxergar novas perspectivas e enriquecer nosso trabalho. De forma geral, vejo que temos muito a aproveitar e contribuir também, mostrando nossa Instituição e suas iniciativas multiculturais”.
Bárbara Moura de Paulo
Campus Ouro Branco | Instituto Politécnico do Porto
Leia mais:
Projeto que analisa custos logísticos é selecionado pelo Programa Internacionaliza IFMG 2017