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NAPNEEs atendem centenas de estudantes no IFMG

publicado: 20/10/2020 19h59, última modificação: 15/03/2024 17h41

Desde 2010, o IFMG estimula em suas unidades acadêmicas, o respeito à diversidade, a valorização das diferenças e, principalmente, a quebra de barreiras comunicacionais entre estudantes e servidores da instituição por meio das ações de inclusão, acessibilidade e atendimento educacional especializado realizado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE) em todos os campi.

Atualmente, são 102 estudantes com necessidades educacionais específicas atendidos tanto nos cursos técnicos quanto nos cursos de graduação. Além disso, 15 intérpretes de Libras estão distribuídos nos campi Bambuí, Congonhas, Formiga, Governador Valadares, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e São João Evangelista. Estes profissionais atendem estudantes e servidores surdos do IFMG e colaboram com as unidades acadêmicas que não possuem este profissional em seus quadros técnicos. 

Atuando de maneira autônoma, os NAPNEEs são guiados pela Resolução nº 22, de 03 de novembro de 2016 que regulamenta o funcionamento e as atribuições do Núcleos, incluindo a constituição de Comissões de Trabalho para avaliação e atendimento às demandas. A atuação nos campi é específica e realizada por meio dos Projetos de Atendimento Educacional Especializado (PAEE). Desde 2019, a Instrução Normativa nº 07/2019 prevê a seleção de monitores e bolsistas externos de inclusão para compor as equipes multidisciplinares dos NAPNEEs, a fim de auxiliar no desenvolvimento de projetos, atividades e ações de ensino, pesquisa e extensão, complementares ou suplementares à formação do estudante com necessidades educacionais específicas.  

São diversas as atribuições dos NAPNEEs nos campi. Dentre elas estão: o acompanhamento da vida acadêmica dos alunos com necessidades educacionais específicas visando a sua permanência na instituição; a proposição, discussão e execução de ações que promovam a quebra de barreiras arquitetônicas, educacionais, comunicacionais e atitudinais nos campi do IFMG e nas comunidades em que eles estão inseridos; e a participação nos processos de construção e de adaptação de políticas de acesso e permanência, no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão. 

Além disso, os Núcleos promovem a tradução e interpretação de artigos, livros e textos de um idioma para outro, bem como traduzir e interpretar palavras, conversações, narrativas, palestras, atividades didático pedagógicas em um outro idioma, reproduzindo em Libras ou na modalidade oral da Língua Portuguesa, o pensamento e a intenção do emissor; além de assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.  

Em relação à tecnologia assistiva, aquisição de equipamentos, softwares e outros materiais didático-pedagógicos, o setor de Políticas Inclusivas do IFMG ressalta que os NAPNEEs auxiliam e orientam os campi nas atividades relacionadas à inclusão e práticas educativas. Além disso, os profissionais do NAPNEE também se dedicam na elaboração do Plano de Ações de Atendimento aos alunos, na emissão de pareceres indicativos de adequações e/ou flexibilização do currículo, metodologias, material didático e práticas pedagógicas com o apoio dos coordenadores de curso, professores e psicólogos.  

Apoio no Ensino Remoto Emergencial - Para garantir o acesso dos estudantes com necessidades educacionais específicas aos conteúdos curriculares propostos durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), os campi têm trabalhado virtualmente dando suporte e adaptando os materiais. Segundo o coordenador do NAPNEE Campus Governador Valadares, Marcelo Augusto dos Anjos Lima Martins, durante a pandemia os encontros acontecem via plataformas sociais com aporte de servidora Intérprete de Libras. "O NAPNEE Campus Governador Valadares continua emitindo pareceres, sempre que requisitado e compartilha informações junto à comunidade sobre campanhas de prevenção à saúde física e mental regularmente", disse Martins. 

Já no Campus Itabirito, por exemplo, o coordenador Paulo Medanha, ressaltou que o Núcleo está adaptando os materiais didáticos e promovendo a acessibilidade nas atividades pedagógicas desenvolvidas remotamente através de plataformas virtuais. Antes do início do Ensino Remoto Emergencial (ERE), o Campus São João Evangelista realizou um levantamento com os alunos com necessidades educacionais específicas e seus familiares. De acordo com a coordenadora local, Patrícia Rodrigues de Souza, após esse levantamento, a Direção de Ensino, a Coordenação Geral de Atendimento ao Educando, a equipe pedagógica e os Coordenadores de Cursos estiveram reunidos para definir as adaptações necessárias e orientar os docentes nesta nova realidade.

"O Plano de Atendimento Educacional Especializado permitiu a contratação de três bolsistas que irão atuar no apoio pedagógico ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) e na função de tradutor e intérprete de libras", disse a coordenadora do NAPNEE no Campus São João Evangelista. 

Tabela Periódica em Libras - Inédito no Brasil, a professora do IFMG - Campus Bambuí, Alda Ernestina dos Santos desenvolveu uma tabela periódica na Língua Brasileira de Sinais, a Libras, em formato digital e interativo. O material é gratuito e pode ser baixado neste link

Segundo a  professora, o projeto foi desenvolvido integralmente durante o período de pandemia, entre os meses de abril e julho. “Tive a ideia após participar de um curso online de Libras e também para contribuir na produção de materiais didáticos do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napnee). Todo o planejamento e criação do material, desde o layout até a configuração dos links de acesso aos elementos foi desenvolvido exclusivamente por mim”, contou.


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