Notícias
Mestrado Profissional em Ensino de Geografia abre processo seletivo para ingresso em 2024
Estão abertas, até 20 de novembro, as inscrições para o Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em rede (Profgeo) do IFMG.
A pós-graduação stricto sensu é reconhecida e avaliada pela CAPES, credenciada pelo Conselho Nacional de Educação – CNE e validada pelo MEC. O objetivo é proporcionar formação geográfica consistente, atualizada e relevante ao exercício da docência na Educação Básica.
O curso tem duração de 24 meses, em regime semipresencial. São oferecidas 15 vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2024 (quatro delas reservadas para a política de ações afirmativas do IFMG). O polo ofertante é o Campus Ouro Preto.
Linhas de pesquisa
O curso organiza sua atuação na Área de Concentração Ensino de Geografia a partir das seguintes linhas de pesquisa:
Linha 1 – Saberes e conhecimentos da Geografia no espaço escolar
Esta linha tem como objetivo desenvolver pesquisas referentes aos temas, conceitos e categorias da Geografia e sua relação com o temário geográfico clássico, acrescido dos temas emergentes e suas interfaces com outras áreas do conhecimento, com ênfase sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula.
Linha 2 – Formação Docente em Geografia
Esta linha volta-se para estudos que abordam a formação inicial e a formação continuada dos professores de Geografia considerando os diferentes contextos de sua prática no intuito de aprimorar seu fazer pedagógico.
Linha 3 – As linguagens no ensino de Geografia
Esta linha envolve pesquisas sobre o papel das diferentes linguagens no ensino de Geografia como elementos de formação de raciocínios geográficos. Dessa forma, consideram-se aqui as linguagens artísticas tais como música, a literatura, a fotografia, o cinema; as linguagens técnicas tais como a cartografia, as geotecnologias em bases digitais e a linguagem didática.
Inscrições
As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, na página do Programa.
A taxa é de R$50,00 e período para solicitar a isenção desse pagamento vai até 10 de novembro
Clique aqui para acessar o edital