Acontece nos Campi
Inspiração em memórias familiares resulta em livro de contos
No último dia 17 de setembro, o professor Breno Silva, do IFMG - Campus Santa Luzia, lançou o livro “Carbono”, que traz sete relatos com as memórias dos moradores do distrito de São Benedito, em Santa Luzia. O autor atua como docente nas áreas de arquitetura, design e paisagismo.
O livro faz parte do projeto ‘Espaço da Memória’, que visa fortalecer e engajar a mobilização social da população do entorno do Campus Santa Luzia, promovendo pertencimento e identificação de interesses comuns.
Baseado no contexto atual, o autor fala sobre as suas preferências para escrever os contos. “Prefiro trazer recordações da memória afetiva para exemplificar o constante entrelaçamento da realidade com a ficção”, disse ele, que se inspirou nas memórias de sua falecida avó.
Sobre a escolha do título ‘Carbono’, Breno Silva afirma ter se inspirado no relato de uma mulher. “Caminhando pelo São Benedito, encontrei uma jovem senhora que, quando criança, brincava com as sobras de papel-carbono vindas do escritório no qual sua mãe trabalhava como secretária. As folhas chegavam gastas, todas sulcadas pelas letras da máquinas de escrever, porém elas ainda serviam ao seu propósito. A menina que ela era, copiava as imagens dos jornais e revistas, se interessava pelas fotos com pessoas em paisagens. Entre a imagem e o papel em branco, interpunha a folha de carbono. A ponta de um lápis ou caneta percorria a imagem e o trajeto se imprimia do outro lado da folha em branco”, disse o autor sobre sua inspiração.
O livro pode ser adquirido no site da editora Impressões de Minas | Clique aqui
Espaço da Memória
O Espaço da Memória surgiu em 2017 e, atualmente, conta com 12 colaboradores: Breno Silva, Leandro de Aguiar, Ana Isabel Junho, Carolina Helena, Daniel Augusto, Louise Rechebois, Neilson José, Raquel Manna, Roxane Sidney, Simone Cortezão, Simone Perrela e Tales Bedeschi.
Sobre o autor
Breno Silva é docente no IFMG - Campus Santa Luzia desde 2015. É graduado em Belas Artes pela UFMG, Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Metodista Izabela Hendrix. Fez o doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós-doutorado no Programa de Crítica Cultural (UNEB) e no LEIRIS (Laboratoire d'Études Interdisciplinaires sur le Réel et les Imaginaires Sociaux), da Université Paul Valéry - Montpellier III. Também atua como professor visitante no Programa de Pós Graduação em Crítica Cultural (UNEB), além de ser Líder no Laboratório Integrado de Tecnologia Social. Tem três livros publicados: “O radicalmente outro nas cidades”, “Atravessando as terras de ninguém” e “Carbono”.