Notícias
IFMG publica Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFMG concluiu o Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional referente ao ano de 2022. O documento foi entregue ao MEC no final de março e cumpriu com os ritos necessários ao processo, que consistem em organizar e compilar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – (Inep).
Em 2022 foram avaliadas a “Infraestrutura” e as “Políticas Acadêmicas” no Instituto. Esses são dois, dos 5 eixos analisados ao longo do atual triênio (2021-2023), conforme determinação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Em 2021 foram abordados o desenvolvimento institucional e as políticas de gestão e, em 2023, será a vez do planejamento institucional.
Para a realização da pesquisa, utilizou-se um questionário composto por questões objetivas, com as seguintes opções de resposta: Ótimo, Bom, Regular, Ruim, Péssimo, Inexistente e Não sei Avaliar. A coleta de dados se deu por acesso individual ao questionário, disponibilizado no ambiente virtual LimeSurvey, programa desenvolvido em base open source, não proprietária. A consulta à comunidade acadêmica e externa foi feita durante os meses de setembro e outubro do ano passado.
Participaram da autoavaliação institucional 3.474 respondentes, sendo: 2.642 estudantes, 413 docentes, 244 técnicos-administrativos e 175 membros da comunidade externa.
Comparativo
Na comparação com a avaliação institucional realizada em 2019, quando foi utilizado o mesmo questionário, percebe-se que, de modo geral, houve melhora na avaliação de todos os indicadores presentes no eixo das “Políticas Acadêmicas”. Já no eixo “Infraestrutura”, também foi percebida melhora na avaliação em 25, dos 26 indicadores analisados.
Acesse o Relatório Parcial 2022