Notícias
IFMG participa de missão internacional focada em tecnologia e inovação na Alemanha
O mundo está em constante evolução e a tecnologia está cada vez mais integrada no cotidiano e facilitando as atividades diárias. E na área educacional não é diferente. Na última semana, o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) fez parte da missão ‘Inovação e Educação para o Mundo 4.0’, em Stuttgart,na Alemanha. A iniciativa foi coordenada pela Secretaria de Educação Profissional Tecnológica (Setec) do MEC e promoveu a troca de experiências sobre as práticas alemãs na área da educação profissional e tecnológica, visando o desenvolvimento de novas estratégias para o sistema educacional brasileiro.
Assim como a Revolução 4.0 ou a 4ª Revolução Industrial (termo cunhado pelo economista alemão, Klaus Schwab) exigiu a adaptação a este novo modelo de uso intenso das tecnologias digitais, a Educação 4.0 foca em um modelo de aprendizagem, onde estudantes e professores são constantemente desafiados em um processo chamado learning by doing, ou seja, aprender experimentando e vivenciando.
Durante a missão, o IFMG foi representado pelo diretor-geral do Campus Ibirité, Oiti José de Paula, que ressaltou pontos importantes no modelo alemão de ensino-aprendizagem focado em aliar teoria e prática com a vivência no mundo do trabalho. “Existe uma forte interação entre as escolas alemãs e o setor produtivo. O sistema dual de ensino alemão faz com que os estudantes estejam sempre atualizados com as tecnologias, as inovações da indústria e do mundo corporativo, o que consequentemente abre as portas para o mercado”, disse ele ao salientar que o Estado de Baden-Württemberg é a região na Alemanha com a maior concentração de empresas líderes mundiais em tecnologia e inovação.
Focado em tecnologia e inovação, o Campus Ibirité também é responsável por conduzir o programa Educa+, desenvolvido em parceria com a Steinbeis-sibe do Brasil ofertando cursos na área de ‘Qualificação em Gestão da Inovação (Innovation Management Professional - IMP)’ e ‘Especialização em Educação Digital’ direcionada aos servidores da Rede Federal EPCT e a profissionais da educação das Redes Estaduais e Distrital envolvidos com o desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica.
Segundo o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Tomás Dias Sant’Ana, a missão no país europeu está alinhada aos objetivos estratégicos da Pasta. “É muito importante para o Brasil essa troca de experiências com um país que é referência na área. A promoção da inovação em todas as suas vertentes, especialmente a tecnológica, proporciona o desempenho de diferentes funções no setor produtivo, formando estudantes na Educação Profissional e Tecnológica capazes de realizarem o trabalho digital, se tornando profissionais aptos a modernizarem os ambientes produtivos”, ressaltou.
Os integrantes da comitiva também realizaram visitas a empresas de automação tecnológica, escolas que trabalham com o modelo dual e encontros com especialistas da temática. Além dos representantes da Setec, a comitiva foi composta por representantes da Secretaria-Executiva do MEC, de seis Institutos Federais (IFAL, IFC, IFCE, IFES, IFMG e IFRO), além de escolas técnicas vinculadas às universidades, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e da Agência de Cooperação da Alemanha (GIZ).