Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG marca presença durante missão técnica em Portugal com projeto sobre violência em ambientes virtuais
conteúdo

Notícias

IFMG marca presença durante missão técnica em Portugal com projeto sobre violência em ambientes virtuais

Iniciativa busca a participação de estudantes na investigação sobre o enfrentamento à violência nas redes sociais, aplicativos e jogos digitais. Pesquisa é desenvolvida em escola estadual do distrito de Cachoeira do Campo.
publicado: 13/03/2025 08h42, última modificação: 13/03/2025 08h42

Representantes do IFMG (Campus Ouro Preto) e de outras instituições mineiras participaram, entre os meses de janeiro e fevereiro, de missão técnica em Portugal para intercâmbio de experiências e fortalecimento de parcerias internacionais voltadas para a inovação educacional.

A iniciativa incluiu a apresentação do projeto “EducAção Digital com o Nepso: enfrentando a violência nos ambientes virtuais”, em evento organizado pelo Polo português do Programa Nepso (acrônimo de Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião), coordenado pela Fundação Vox Populi.

O projeto, financiado pela Fapemig por meio do Edital nº 014/2023 (Pesquisa para Inovação na Educação Básica), é coordenado pelo professor Denilson Junio Marques Soares, do Campus Ouro Preto, e conta com a participação de pesquisadores do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas), da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A pesquisa é desenvolvida com turmas do Ensino Médio da Escola Estadual Padre Afonso de Lemos, localizada no distrito de Cachoeira do Campo, em Ouro Preto.

A ação tem como objetivo fomentar a participação ativa dos estudantes da Educação Básica na investigação e análise crítica sobre o estímulo à violência presente nas redes sociais, aplicativos e jogos digitais. A partir dessa reflexão, busca-se construir estratégias educacionais que promovam a motivação, o protagonismo juvenil e ações de enfrentamento contextualizado à violência nos ambientes virtuais.

Durante a estadia em Portugal, a equipe participou do Encontro de Professores Pesquisadores Nepso, realizado nos dias 25 e 26 de janeiro, reunindo educadores portugueses que orientam pesquisas escolares na perspectiva da metodologia. Além disso, a programação incluiu visitas a escolas na região norte e em Lisboa, com o objetivo de conhecer e compartilhar práticas pedagógicas, reuniões com a equipe da Fundação Vox Populi para o planejamento de projetos conjuntos e futuras publicações, além de atividades culturais.

Para o professor Denilson Soares, a experiência foi enriquecedora e trouxe importantes aprendizados. “A visita técnica e a participação no evento do Polo Português do NEPSO permitiram fortalecer a rede internacional de educadores comprometidos com a pesquisa escolar e a cidadania digital. Tivemos a oportunidade de dialogar sobre desafios comuns enfrentados por estudantes brasileiros e portugueses no ambiente virtual, além de consolidar perspectivas para cooperação acadêmica futura”, destaca.

O professor também ressalta a relevância dos investimentos em projetos inovadores voltados para a Educação Básica. “A Fapemig tem se mostrado uma grande parceira das instituições de ensino ao apoiar iniciativas promissoras como esta, que unem pesquisa, inovação e impacto social no cotidiano escolar”.

Além do professor Denilson, participaram da missão internacional os docentes Maria da Conceição Fonseca (UFMG), também coordenadora do Polo Mineiro do Nepso; Flávia Grossi (UFSJ); Talita Soares (IFSuldeMinas); e Jarbas Lopes, representando a SEE/MG.