Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG conclui oficinas de planejamento estratégico para o PDI 2024-2028
conteúdo

Notícias

IFMG conclui oficinas de planejamento estratégico para o PDI 2024-2028

Como resultado, foram elaborados os objetivos estratégicos, indicadores e metas que irão monitorar o progresso da Instituição, além da construção do Mapa Estratégico, que vai fazer parte da versão final do PDI.
publicado: 17/10/2024 13h12, última modificação: 17/10/2024 13h12

O IFMG acaba de completar uma importante fase do projeto de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Entre os dias 30 de setembro e 10 de outubro foram realizadas oficinas de planejamento estratégico com as dez áreas temáticas participantes do projeto: Ensino e Assuntos Estudantis; Inovação, Pesquisa e Pós-graduação; Extensão, Esporte e Cultura; Infraestrutura, Administração e Planejamento; Gestão com Pessoas; Desenvolvimento Institucional; Comunicação; Tecnologia da Informação; Relações Internacionais e Educação a Distância.

O PDI buscará tornar o IFMG uma referência de instituição educacional inovadora, sustentável, socialmente inclusiva e articulada com as demandas da sociedade.

Os trabalhos buscaram definir os objetivos estratégicos, indicadores, metas e iniciativas estratégicas que nortearão os próximos cinco anos do IFMG. A Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI) – representada pelos servidores Wilson Costa, Matheus Frade, Isabela Stiegert, Dayana Dutra e Humberto Resende –, conduziu os trabalhos, com apoio dos colaboradores externos Solange Thomaz (IFRN) e Glauter Guimarães (IFCE).

Para embasar as decisões e garantir a construção de objetivos e metas alinhados à realidade institucional e aos desafios externos, foram utilizados diversos dados, como a Plataforma Nilo Peçanha, o Plano Estratégico da Rede Federal 2024-2028 e o Plano Plurianual PPA 2024-2027. Além do Manual de Indicadores de Desempenho Institucional, publicado pelos colaboradores do IFRN e IFCE em parceria com a DDI e Editora IFMG.

Oficinas

As oficinas seguiram a metodologia Balanced Scorecard (BSC), que permite o alinhamento estratégico de objetivos e metas. As Comissões Temáticas trabalharam os dados internos levantados por meio da consulta pública "Game of Campi", na qual a comunidade acadêmica contribuiu com informações sobre os pontos fortes e pontos fracos da Instituição. Além disso, foram analisadas as informações externas relativas às oportunidades e ameaças, identificadas pelos gestores no Workshop de Planejamento Estratégico do IFMG, ocorrido em abril no Campus Bambuí.

Como resultado das oficinas, foram elaborados os objetivos estratégicos, indicadores e metas que irão monitorar o progresso do Instituto, além da construção do Mapa Estratégico, que vai fazer parte da versão final do PDI.

O resultado das atividades foi apresentado pelas Comissões Temáticas ao reitor, Rafael Bastos, no dia 11 de outubro. Segundo ele, a atual fase é “um marco estratégico, pois alinha as futuras ações da Instituição às necessidades da comunidade IFMG e da sociedade aos desafios da educação profissional, científica e tecnológica no Brasil”, destaca.

Com o encerramento dessa etapa, a equipe da Comissão Executora se prepara para as fases seguintes do projeto, que envolvem a consolidação do PDI.

“A experiência foi enriquecedora, com todos os envolvidos comprometidos em criar um plano visionário para o IFMG. As oficinas facilitaram a troca de ideias, a colaboração e a inovação, resultando em diretrizes estratégicas para o futuro da Instituição".
Glauter Guimarães (IFCE)

“Participar das oficinas de planejamento estratégico foi uma experiência enriquecedora. Desde o início, fiquei impressionada com a dedicação de todos os envolvidos. A organização e o profissionalismo da equipe DDI forneceu as condições para que o objetivo proposto fosse alcançado: construir o Mapa Estratégico do IFMG. A metodologia adotada, que privilegia a aplicação prática dos conceitos, fez toda a diferença, permitindo que as discussões fossem produtivas e pautadas pela identidade estratégica da Instituição. O IFMG agora avança rumo às melhores tendências em gestão estratégica na área pública, e eu sinto muito orgulho de fazer parte dessa conquista”
Solange Thomaz (IFRN)