Notícias
IFMG apresenta projetos de inovação e sustentabilidade na Semana Nacional da EPT
Pela primeira vez, o IFMG integrou institucionalmente a programação de atividades da Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), evento promovido pelo Ministério da Educação que teve sua quarta edição realizada no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, nos dias 26, 27 e 28 de novembro. A ocasião foi uma oportunidade de expor projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos na instituição. Sete campi foram representados em um estande institucional. Além disso, foram ofertadas oficinas utilizando o Laboratório de Inovação Colaborativo (LIC). O caminhão com a estrutura itinerante ficou estacionado na entrada do evento durante os três dias de atividades.
“Tivemos um retorno muito positivo, a Semana da EPT foi um momento rico de troca de experiências com outros membros e projetos da Rede Federal, principalmente para os nossos alunos”, avaliou a coordenadora do Escritório de Projetos Estratégicos e de Ações de Sustentabilidade da Diretoria de Desenvolvimento Institucional, Isabela Stiegert, responsável por organizar a participação do IFMG.
Entre os projetos levados a Brasília, a “Colmeia Inteligente”, desenvolvida no Campus Ponte Nova e vencedora da Olimpíada de Inovação; exemplares de animais taxidermizados do acervo do Museu de Zoologia do Campus São João Evangelista; o programa “Gerindo Talentos” do Campus Piumhi, que desenvolve produtos para a construção civil, como o cavalete regulável e a tamponeira de betoneira; o projeto de iluminação sustentável que utiliza garrafas PET e energia solar para fornecer iluminação em áreas carentes de eletricidade; o “Brigadista Aéreo”, iniciativa que visa aprimorar estratégias de prevenção e combate a incêndios florestais no Parque Estadual da Serra de Ouro Branco, por meio da utilização de um veículo aéreo não tripulado; o projeto “Mira”, do Campus Ouro Preto, que consiste em uma pulseira inteligente que vibra e emite alertas luminosos quando conectada a uma babá eletrônica, detectando o choro e oferecendo autonomia para permitir que mães surdas superem barreiras; e ainda o projeto "Arcos de Educação: Kits Didáticos", que produz materiais personalizados com a utilização de impressora 3D e cortadora a laser.
Outra atração do estande foi a degustação do queijo minas artesanal de casca florida, promovida pelo Campus Bambuí, que atuou na criação de uma regulamentação para o produto, aprovada em junho. Durante o evento, os visitantes puderam participar de atividades interativas, como utilizar um microscópio para visualização das lâminas de fungos filamentosos que crescem nos queijos artesanais e assistir a um vídeo que mostra as queijarias mineiras e o trabalho de extensão realizado juntamente com a pesquisa. Neste mês, o jeito mineiro de fazer o queijo minas artesanal foi, inclusive, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.
Preparação para a COP 30
Além do estande institucional e do LIC, o IFMG participou de um evento preparatório para a COP 30, a conferência sobre mudança do clima que ocorrerá no Brasil em 2025. De acordo com Isabela, o Instituto pôde apresentar experiências em ações de sustentabilidade. “Fomos convidados por termos sido a instituição da Rede Federal que mais enviou propostas no edital da Setec que selecionou as ações (18% das submissões foram do IFMG)”, explicou. Ela, juntamente com o diretor de Desenvolvimento Institucional, Wilson Vieira da Costa, integra o Grupo de Especialistas em Sustentabilidade da Rede Federal, na área de Gestão Ambiental.
Nesse evento, o professor Humberto de Melo Coelho, que é diretor do Campus Piumhi, apresentou o projeto "IFMG Sustentável: Por uma metamorfose social", classificado em primeiro lugar na área de gestão ambiental do edital. O docente do Campus Ouro Preto, Luciano Miguel Moreira dos Santos, também participou, apresentando o projeto "Saneamento participativo: proteção à saúde e geração de trabalho e renda em comunidades rurais do distrito de Cachoeira do Brumado, em Mariana. A iniciativa foi classificada em primeiro lugar na área de água do edital.
A Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica é um evento anual promovido pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), para promoção e valorização dessa modalidade educacional. A iniciativa busca ampliar o reconhecimento social da EPT e a sua atratividade, por meio da integração, interação, competições, debates e intercâmbio das ações, projetos e pesquisas desenvolvidas pelas instituições ofertantes. Em 2024, a Semana Nacional trabalhou o tema “Inovação, Inclusão e Sustentabilidade”.
Leia mais:
IFMG estará presente na 4ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica
Semana da EPT destaca projetos de sustentabilidade e inclusão