Acontece nos Campi
I Concurso de Experimentos Caseiros de Física do Campus Ipatinga
“A Fonte Mágica”, “O Canhão Híbrido”, “O Bebedouro de Torricelli”. A princípio, tais nomes podem parecer (e talvez até sejam!) títulos de livros de literatura fantástica.
O assunto de que tratam, porém, não é Literatura. É Física. E igualmente fascinante.
Os títulos acima foram dados a vídeos postados recentemente no Youtube, por estudantes de cursos técnicos no Campus Ipatinga, para o I Concurso de Experimentos Caseiros de Física. Ao todo, são oito vídeos com experimentos simples, que demonstram e explicam alguma teoria da Física relacionada aos conteúdos estudados.
A competição foi idealizada pelos professores Rafael Ribeiro e Marcos Flávio. "A ideia do concurso surgiu como forma de motivar os alunos a praticar ciência mesmo durante o período de isolamento social. Desta forma eles poderiam discutir a temática do trabalho, definir o roteiro do vídeo e gravá-lo mesmo cada um estando em sua casa", explica Rafael.
Critérios para avaliação dos vídeos
Avaliação técnica: fundamentação teórica e prática e nível de dificuldade do experimento;
Estética: enquadramento, iluminação, som etc.;
Conteúdo: conseguiu sintetizar o experimento? Clareza na exposição do conteúdo. Qual é o seu experimento? A qual conteúdo da matéria se relaciona? O quê o experimento busca demonstrar? Quem são os membros do grupo?;
Originalidade: usou os recursos da comunicação em vídeo de forma criativa e original, gerando interesse na audiência em conhecer mais sobre aquele experimento. Foi capaz de convencer a audiência sobre a relevância do tema.
Engajamento: Quantidade de curtidas que o vídeo receberá no YouTube.
A contagem de curtidas dos vídeos ocorrerá na sexta-feira, 26/02 às 17h.
Confira os vídeos:
Participe curtindo o seu vídeo preferido!