Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Exposição celebra os 15 anos dos institutos federais
conteúdo

Notícias

Exposição celebra os 15 anos dos institutos federais

Projeto multimídia “Institutos federais, a cara do Brasil” é uma das atrações da Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, que acontece até 22 de outubro, em Brasília
publicado: 18/10/2023 16h16, última modificação: 19/12/2023 06h34

Ministério da Educação (MEC) promove, durante a 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a exposição “Institutos federais, a cara do Brasil”. Essas instituições foram criadas pela Lei n.º 11.892/2008, sancionada no dia 29 de dezembro daquele ano pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva — portanto, há 15 anos.  

Para celebrar esse marco na educação pública brasileira, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do MEC, está desenvolvendo uma série de ações comemorativas: selo personalizado, campanha publicitária e a exposição multimídia, entre outras iniciativas. 

.

O projeto “Institutos federais, a cara do Brasil” selecionou 15 personagens, das cinco regiões brasileiras, em meio a professores, técnicos, estudantes e egressos. A proposta é contar — com fotos (Mariana Raphael), textos (Stela Rosa) e vídeos (Rafael Matos) — a atuação dessas pessoas no cotidiano escolar e o papel transformador dos institutos federais na comunidade. 

“Percorremos o País para contar histórias. É um projeto coletivo de impacto visual e com histórias muito potentes daqueles que fazem o dia a dia das nossas escolas. Suas trajetórias, ainda que únicas, dialogam com a missão dos institutos federais, não só por sua riqueza, diversidade e pluralidade, mas por serem agentes de transformação social”, explica o idealizador e coordenador do projeto, Felipe De Angelis, assessor especial da Setec/MEC.

Formação integral — Os institutos federais, presentes em todas as unidades da Federação, com 600 campi, são instituições de excelência, novas e inovadoras. Oferecem, mediante o ensino, a pesquisa e a extensão, uma formação humana integral a seus estudantes. Os cursos (técnicos e de qualificação profissional, graduação e pós-graduação) alcançam mais de 1 milhão de jovens e adultos.

Documentário — Além da exposição multimídia coordenada pela professora Suzana Guerra, o projeto conta com um documentário, que está em fase de edição e será lançado no dia 4 de dezembro, no Museu da República, em Brasília (DF). Também nessa data o projeto estará disponível na íntegra nos canais oficiais do MEC, com fotos, textos e vídeos. Ele foi desenvolvido em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB).

Acesse a página do Ministério da Educação

registrado em: