Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante alemão se despede do Campus Ouro Preto após um ano de troca cultural
conteúdo

Notícias

Estudante alemão se despede do Campus Ouro Preto após um ano de troca cultural

Josef Theodor Fink participou de aulas e atividades escolares como ouvinte, por meio do programa de intercâmbio cultural Youth For Understanding (YFU).
publicado: 08/08/2025 07h47, última modificação: 08/08/2025 07h47

Durante quase um ano, o Campus Ouro Preto contou com a presença do estudante alemão Josef Theodor Fink, que participou de aulas e atividades escolares como ouvinte, por meio do programa de intercâmbio cultural Youth For Understanding (YFU). Josef chegou ao Brasil em agosto de 2024 e encerrou sua passagem pelo campus no início de julho deste ano, após vivenciar uma imersão completa na cultura brasileira e na rotina estudantil do Instituto.

O intercambista frequentou disciplinas dos cursos técnicos em Automação Industrial e Edificações. Entre os componentes curriculares acompanhados pelo jovem, estiveram Língua Portuguesa, Química Experimental, História, Física, Educação Física, Eletrônica, Sistemas Web, Robótica, Matemática, Linguagem de Programação e Língua Inglesa.

Ao contar sobre sua decisão de vir ao Brasil, Josef explica que procurava uma experiência diferente das mais comuns entre intercambistas: “Eu sempre tive vontade de fazer um intercâmbio, conhecer uma nova cultura e viver uma experiência diferente. Já viajei para muitos países da Ásia e da Europa, então queria algo novo. Não queria ir para lugares como Austrália ou Estados Unidos, onde muitos intercambistas vão. Eu queria um país especial. Por isso, pensei em África ou América do Sul. O Brasil me pareceu o mais interessante: um país alegre, diverso e cheio de vida”.

O acolhimento recebido no Brasil foi um dos pontos mais destacados pelo estudante, incluindo a construção de laços afetivos que marcaram profundamente a experiência do jovem no país. Em Ouro Preto, ele foi recebido pela família da professora Cristina Maertens, do curso técnico em Automação. Josef destaca o papel do irmão anfitrião, quase da mesma idade, que o ajudou na adaptação à nova rotina escolar e social. Ele também se diz grato pela recepção calorosa da comunidade acadêmica, especialmente por parte de professores e colegas de classe, que contribuíram para sua evolução no idioma e para uma vivência positiva no ambiente educacional. “A convivência com os amigos e com a família foi o que tornou essa experiência inesquecível”, afirma o jovem.

As atividades esportivas do campus também lhe despertaram grande interesse. “O que mais me marcou foram os torneios esportivos da escola. A união, o espírito de equipe e a alegria de participar juntos foram momentos especiais”, conta Josef. Inclusive, uma partida de vôlei foi organizada para que a comunidade acadêmica pudesse se despedir do estudante, às vésperas de seu retorno para a Alemanha.

Ao final de sua jornada no Brasil, Josef ressalta que leva mais do que lembranças: “Levo comigo a alegria de viver dos brasileiros, a cultura incrível e uma nova forma de ver o mundo. Essa experiência vai ficar no meu coração para sempre. Agora, eu tenho uma segunda família no Brasil e amigos para a vida toda”.

(Fonte: Comunicação / Campus Ouro Preto)