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Em busca da sustentabilidade
Apresentada durante o American Society of Agricultural and Biological Engineers, na cidade de Detroit (EUA), o maior congresso mundial na área de Engenharia Agrícola, a pesquisa do professor Ronald Leite Barbosa, do Campus Betim, propõe o uso do biodiesel de óleo de macaúba. Esse combustível traz a perspectiva de redução da importação do diesel mineral e pode proporcionar a geração de emprego e renda para pequenos agricultores.
Intitulado “Curvas de potência e torque de um motor diesel de trator agrícola alimentado com biodiesel de óleo de macaúba”, o trabalho foi apresentado no final de julho e é fruto de uma pesquisa iniciada há seis anos. Além Ronald, que leciona as disciplinas Motores de Combustão Interna, Manutenção Mecânica e Metrologia nos cursos de Técnico de Mecânica e na Engenharia Mecânica, a equipe conta com outros quatro professores, todos da Universidade Federal de Lavras.
Ronald explica que, atualmente, a maior parte do biodiesel produzido no Brasil é originário do sebo bovino. Quando é produzido a partir de uma oleaginosa, é o óleo de soja o mais utilizado, porém, “ a soja é capaz de fornecer 800 kg de óleo por hectare enquanto que a macaúba fornece 6 mil kg por hectare, ou seja, 7 vezes mais. A maior parte do diesel mineral utilizado no Brasil é importado e o biodiesel de óleo de macaúba poderá reduzir essa cota”, acrescentou.
O professor também destaca outro ponto de sua pesquisa: “verificamos que as emissões de gases poluentes são menores quando se utiliza biodiesel de óleo de macaúba em comparação ao diesel mineral. Além disso, um fator econômico e social de suma importância seria a possibilidade de geração de emprego e renda para pequenos agricultores com a produção desse biodiesel em larga escala”.
Resultados
Os resultados com relação a potência e torque do motor diesel quando se utilizou misturas de diesel e biodiesel de óleo de macaúba foram muito bons com todas as misturas combustíveis inclusive quando se utilizou 100% de biodiesel de óleo de macaúba. Há de se destacar que quando se utilizou a mistura B20 (80% de diesel mineral e 20% de biodiesel de óleo de macaúba), obteve-se um ganho de potência de 1,6% e um ganho de torque de 1,9% comparado ao diesel mineral na rotação de 540 rpm da TDP (tomada de potência) do trator utilizado no experimento.