Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Candidatos docentes ao Conselho Superior
conteúdo

Notícias

Candidatos docentes ao Conselho Superior

Saiba mais sobre cada candidato. As informações foram inseridas em ordem alfabética. Lembre-se: apenas docentes podem votar nos nomes a seguir.
última modificação: 19/03/2024 11h07

BRASILIO ALVES FREITAS

Consup docentes - Basílio Alves

Prezados colegas,

Sou Brasilio Alves Freitas candidato a representante docente do Conselho Superior do  IFMG .Exerço a Docência em Matemática desde 1993. Ingressei no Campus Congonhas do IFMG em junho de 2014, onde permaneci até julho desse ano, desde agosto passei a trabalhar no Campus Betim. No Campus Congonhas atuei no Ensino Técnico Integrado e no Ensino Superior (Licenciatura em Física e nas Engenharias de Produção e Mecânica), exerci por dois anos a Chefia do Departamento de Matemática e a Gerência de Extensão, participei como membro efetivo dos Colegiados dos Cursos Técnico em Mecânica e de Engenharia de Produção, fui membro efetivo do Conselho Acadêmico do Campus como representante Titular da Extensão e atuei como representante do Campus na CPPD e no Comitê de Extensão da Pró-Reitoria. Tenho ampla certeza que, se eleito, farei jus à confiança de todos os docentes dessa instituição.

Obrigado!

 

 BRUNO PELLIZZARO DIAS AFONSO

Consup docentes - Bruno Pelizaro-

Querid@s Colegas, tudo bem?

Sou o Bruno, 35 anos e algumas paixões. A primeira, aprendida com meu pai, Professor Tarcisio Afonso, é pela Educação. Também sou apaixonado pela Cecília, com quem tive a benção de formar uma família linda com a chegada dos nossos 3 filhos há um ano - Sara (12 anos), Gustavo (11) e Gabriel (13). E mais uma paixãozinha chegando em Abril!

Sou formado pela UFMG, Mestrado - FPL e Doutorado - Universidade Fumec em Administração. E a paixão pela sala de aula vem aumentando desde 2007, quando iniciei a carreira docente. Conheci a Rede Federal em 2014 - paixão a primeira vista. Em 2015 iniciei no IF Norte MG - Campus Araçuaí, onde pude retribuir todo carinho do Vale do Jequitinhonha, como Professor e Diretor de Planejamento, incluindo:
1º Planejamento Estratégico construído por tod@s servidores,
Ampliação do terreno do Campus - menos de 10 para mais de 100 hectares,
Parceria inédita com o Governo MG - Codemig para investimento de 3 milhões (novo prédio pedagógico - 10 salas de aulas equipadas e equipamentos laboratoriais).
Em 2018 cheguei ao IFMG - SJE para colaborar no Curso de Administração, onde estou Coordenador. Em menos de 1 ano, desenvolvemos algumas ações:
Startup Weekend de SJE e Região,
Dia do Administrador,
Semana da Info & Adm,
Projeto de Cultura Exportadora.
Sempre em parceria - Sebrae, CDL SJE, Sicoob, Apex Brasil e outros.

A paixão pela Educação Pública, gratuita, de qualidade e para tod@s; e o carinho pelo IFMG me colocam a disposição para contribuir no ConSup. Pretendo, de uma forma coletiva e colaborativa, levar a voz do segmento docente para este importante órgão.
Estou a disposição para construir, com seu apoio e colaboração, este propósito.
Dia 22 é a votação eletrônica. Vamos juntos! Saiba mais da nossa Proposta!

Bruno Pellizzaro Dias Afonso
Candidatura ConSup - Bruno
31 9 9637 8586 | bruno.afonso@ifmg.edu.br | Currículo Lattes

 

ELKE BEATRIZ FELIX PENA

Sou formada em Letras - licenciatura Língua Portuguesa (1999), na UFOP, mestre (2005) e doutora (2015) em Estudos Linguísticos, UFMG. Atuo como professora de Linguística e Língua Portuguesa há 19 anos, tendo experiência profissional em diversos níveis de ensino, nas redes públicas e privadas. No Ensino Médio, fiz o curso de Edificações na antiga ETFOP, hoje, IFMG - Campus Ouro Preto.

Faço parte do corpo docente do IFMG desde janeiro de 2010. Inicialmente, trabalhei no Campus Congonhas, depois fui removida para o Campus Ouro Preto, onde estou lotada hoje. No Campus Ouro Preto, participei de diferentes comissões, fui coordenadora da área de Língua Portuguesa (2015-2017), e procuro sempre estar envolvida com o ensino, a pesquisa e a extensão. Estou como representante docente no CONSUP no biênio 2016-2018.

 

FABIANO MOREIRA DA SILVA

Consup docentes - Fabiano Moreira

Diletos colegas,

Sou o professor Fabiano Moreira da Silva, 37 anos, casado a 11 anos com a Núbia, pai da Sofia (9 anos) e da Júlia (7 anos), amores da minha vida.

Minha graduação em Licenciatura Plena em Geografia pelo Unileste-MG (Centro Universitário do Leste de Minas Gerais), foi concluída em 2003. Em 2005, fiz especialização em Geografia Física na UNEC, em Caratinga (MG). O mestrado em Desenvolvimento Regional pela UFAC (Universidade Federal do Acre) foi feito no período 2014 – 2016, onde tive o prazer e o privilégio de conviver com o povo amazônico e estudar aquele bioma.

Exerço atividade docente desde 2004, inicialmente alternando a jornada de trabalho semanal nas redes particular e estadual de ensino de Minas Gerais, numa “correria” comum a muitos de nós. Desde que ingressei na Rede Federal de Ensino (2011), como professor substituto no campus São João Evangelista, tenho procurado exercer minhas atividades, prezando por algo que julgo ser imprescindível numa instituição educacional: a qualidade no processo ensino-aprendizagem. De 2013 a junho de 2016 trabalhei no IFAC. Desde então, estou lotado no campus Betim, onde tenho o prazer de conviver com pessoas (profissionais de altíssimo nível) a quem tenho um grande afeto.
Acredito muito, que podemos juntos, oferecer uma educação pública, gratuita e de uma qualidade cada vez maior.

Um forte abraço.
Fabiano Moreira da Silva

 

FULVIO CUPOLILLO

Consup docentes - Fulvio Cupolillo

Caro (a) colega!

Coloco-me a disposição para representá-lo (a) no CONSUP nas eleições do dia 22/11. Sou bacharel e licenciado em Geografia pela UFMG, especialista em Geografia Humana pela PUC-Minas, mestre em Meteorologia Agrícola pela UFV e doutor em Geografia pela UFMG. Atuo como professor de Geografia há 40 anos, trabalhando em escolas de 1° e 2° graus: particulares e públicas, nos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Também fui professor e Coordenador de cursos em várias faculdades privadas, do Interior de Minas Gerais e em Belo Horizonte, sempre lecionando as disciplinas Geografia Física, Climatologia e Biogeografia.

Iniciei a carreira de docente no IFMG, com o nascimento do Campus Governador Valadares em 2010 e em 2013 passei a atuar no Campus Santa Luzia. Além de docente, nos dois campi, assumi a função de coordenador de pesquisa. Em 2015 participei da implantação do Mestrado em Sustentabilidade e Tecnologias Ambientais no Campus Bambuí, no qual sou professor, orientador, pesquisador e membro de várias comissões.
Pela minha trajetória acadêmica e profissional, acredito que posso contribuir em muito aos interesses dos docentes no CONSUP.

Para que eu possa representá-lo, conto com o seu apoio!
Fulvio Cupolillo

  

GABRIEL DE CASTRO JACQUES

Consup docentes - Gabriel de Castro

Nome: Gabriel de Castro Jacques
Campus: Bambuí-MG
Tempo de Instituição: 6 anos e 9 meses   

Sou Doutor em Entomologia pela Universidade Federal de Lavras. Mestre em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa, realizando parte do mestrado no Instituto Politécnico de Bragança - Portugal. Realizei o bacharelado em Ciências Biológicas também pela Universidade Federal de Viçosa.    

Sou professor do IFMG desde 2012. Meus primeiros anos foram como Professor Temporário, logo após fui aprovado em concurso para trabalhar como Professor Efetivo no regime de 20 horas semanais. Atualmente trabalho no regime de 40 horas semanais com dedicação exclusiva. Durante esse período assumi, durante quase 2 anos, como Chefe do Departamento de Ciências e Linguagens, trabalhando diretamente com quase 50 docentes.

A minha experiência trabalhando nos diferentes regimes de docência e na chefia de departamento me levou ter conhecimento de grande parte das reivindicações e anseios dos docentes do IFMG, me estimulando a concorrer a esse cargo tão importante dentro da Instituição. Tenho consciência da responsabilidade de representar o segmento docente, o qual precisa recuperar seu reconhecimento social e mostrar a força que a educação possui como agente transformador da sociedade. Por isso, anseio fazer parte do Conselho Superior, o qual deve ser realmente representativo e atuante. Estarei sempre de portas abertas para que, de forma coletiva, consigamos construir um IFMG cada vez melhor.  

 

LUCIANA MARIA ELIZA DO VALE

Consup docentes - Luciana do Vale

Prezados(as) colegas,   

No período de 16 a 21 de novembro de 2018, passaremos pelo processo de eleição dos membros do Conselho Superior do IFMG. Assim sendo, apresento-me como candidata a esse conselho, para representar o segmento dos docentes de forma bastante atuante e integrada com os interesses comuns. Tendo em vista, que muitos de vocês não me conhecem, exponho aqui um pouco da minha trajetória profissional. Na década de 90 iniciei minha trajetória profissional no setor privado, por meio da área comercial em projetos de escritórios residências e organizacionais em decorrência a uma premiação em concurso tradicional de móveis na cidade de Bento Gonçalves/RS. Por meio dessa motivação, executei trabalhos na indústria moveleira, partindo para trabalhos autônomos nesse ramo de atuação. Aos 33 anos de idade, resolvi reingressar no mundo acadêmico quando me formei no Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG). A partir desse novo horizonte iniciei os trabalhos como professora substituta da disciplina desenho técnico em prancheta e desenho mecânico com uso de CAD no CEFET/MG por um período de dois anos. Nessa interface do desenho tridimensional à mão livre ou com o uso de computador, iniciei concomitante e na sequência, atividades em outras quatro instituições privadas de ensino superior, lecionando as disciplinas de desenho técnico básico, desenho arquitetônico, desenho mecânico, desenho auxiliado por computador (AUTOCAD e SOLIDWORKS) e algumas disciplinas dos anos inicias das engenharias mecânica, química, elétrica, controle e automação, eletromecânica, civil e no curso de arquitetura, até o ano de 2017. A partir do ingresso no IFMG/OP em 2012 como professora de Ensino Básico Técnico e Tecnológico sob o regime de vinte horas, na área de desenho (CODADES) desenvolvi atividades como professora no ensino à distância pelo CEAD/IFMG-OP, durante dois anos. A partir de 2015, atuei como orientadora de monitoria de desenho técnico, participante do comitê de Inovação, Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (DIPPE) e em abril de 2018, assumi a Coordenação de Pesquisa da DIPPE campus Ouro Preto. Além dessas atividades, continuo lecionando a disciplina desenho técnico para os primeiros anos dos cursos de Metalurgia e Edificações nas modalidades integrado e subsequente, bem como aulas de desenho técnico de joias para o curso de Formação Inicial Continuada (FIC) junto a área de joalheria (CODAJOIA). Em meados de junho de 2018, foi concedida a alteração do meu regime de trabalho para quarenta horas com dedicação exclusiva, o que me proporcionou maior dedicação às demais ações no campus Ouro Preto, como participações em comissão de estágio probatório, organização de evento interno, editais internos em diversas áreas, capacitação, pesquisa, extensão, eventos científicos, avaliação de projetos, colegiado do curso de Mineração, curso FIC, e etc. Em virtude das várias atividades que desempenho, o que me dá a oportunidade de ter uma visão mais ampla do trabalho desenvolvido por professores de diferentes áreas, sou testemunha da dedicação, do profissionalismo e zelo do corpo docente para com o nosso instituto. Ressalto as apresentações de trabalhos científicos no Seminário de Inovação, Pesquisa, Pós graduação e Extensão (SIPEX) ocorrido nos últimos anos.  E é em reconhecimento e respeito ao trabalho aqui desenvolvido que decidi me candidatar.  Me comprometo ao exercício da minha função com dedicação, perseverança para ampliar a notoriedade de todos os campi que compõem os Institutos Federais. Assim, sob a perspectiva do seu apoio, peço a confiança e o voto de todos(as) vocês neste processo eleitoral. Afirmo que, como integrante desse conselho, continuarei sendo como sempre, uma representante legítima em favor da visibilidade que já imprimimos no cenário educacional em nosso país. 

Desde já agradeço o seu apoio, e peço o seu voto!
Luciana Maria Eliza do Vale
Professora EBTT/IFMG, Campus Ouro Preto. 

 

MARCO AURÉLIO NICOLATO PEIXOTO

Consup docentes - Marco Aurélio Nicolato

Caro colega!

Estou concluindo meu 26º ano de docência. Junto à educação em nível Federal já estive lotado em 7 campus de 3 IFs diferentes. Fui representante docente eleito no CONSUP e na CÂMARA DE ENSINO DO IFSULDEMINAS. Venho, pois, sendo ao longo da carreira, um “representante docente nato”, fazendo disso, parte efetiva de minha formação e trajetória profissional. Talvez, por isso, tenho sido reconhecido, mediante o livre arbítrio, nos pleitos em que me candidatei como representante de nossa categoria. Creio que essa experiência acumulada, no que tange às atribuições, força e atuação DOCENTE, no caso, junto ao CONSUP, podem contribuir sobremaneira para uma consistente representação nossa. Atuei na Rede Privada e Pública, tanto Municipal, quanto Estadual de ensino, em várias faixas educacionais, “destilando” ao longo destes anos, o sentimento do que significa ser professor e da educação como um todo. Ultimamente venho refletindo e me conscientizando, sob o nosso viés de professores, cada vez mais, acerca da essência do Instituto Federal e de sua importância social. Fui aprovado por duas vezes em concursos para o IF que sempre foi a minha única opção para concurso Federal por me ver atrelado à sua filosofia institucional desde a infância, pois, cresci a um quarteirão do CEFET e por lá cursei graduação em nível de mestrado.  Já estive também lotado no IFAM, sempre buscando a nossa essência, enquanto pensadores, educadores e colegas. Àqueles que se sentirem compelidos a pesquisar mais sobre a minha trajetória profissional poderão encontrar mais detalhes no endereço eletrônico: <http://lattes.cnpq.br/2168810836048100>.

Aguardo a sua anuência para continuar a escrever as páginas futuras de nossa trajetória pessoal e profissional.

Marco Aurélio.

 

PABLO MENEZES E OLIVEIRA

Consup docentes - Pablo Menezes

Sou o Professor Pablo Menezes e Oliveira, professor de História do Campus Ouro Branco, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT-IFMG), e venho por meio deste me apresentar à nossa comunidade, e comunicar minha candidatura ao Conselho Superior, pleiteando representar nossa categoria neste importante órgão institucional. Estou ciente da responsabilidade e grandiosidade que representa tomar parte neste que é, sem dúvida alguma, o Conselho mais importante de nossa Instituição. Para isso, gostaria de apresentar minha biografia profissional.

Sou graduado em História pela UFOP, mestre e doutor em História pela UFMG. Trabalhei por mais de dez anos como docente em Ensino Superior, entre instituições públicas e privadas, período em que tive a rica oportunidade de trabalhar como professor em vários cursos de graduação. E isso é fundamental no Conselho Superior: experiência na leitura de processos relacionados aos nossos cursos, que hoje perpassam uma vasta gama de áreas do conhecimento. Fui coordenador de curso de Graduação e Pós-Graduação, e pude atuar em ações relacionadas à criação e reconhecimento de cursos. Desde o meu ingresso no IFMG, tenho procurado participar ativamente das ações promovidas por nossa instituição, acumulando vivência e contribuindo para o crescimento do IFMG. Atuo como professor no nível médio, superior e pós-graduação. Desenvolvo pesquisas sobre a História Regional e Educação Profissional e Tecnológica.

Fui membro da CPA do Campus Congonhas, campus em que atuei entre 2014 e 2016, e da CPA central (Reitoria); Participei da Comissão de Evasão, instituída na Reitoria; desde outubro de 2015 atuo como Coordenador de Pós-Graduação, coordenadoria vinculada à PRPPG, atuando para promover e consolidar a política de Pós-Graduação de nossa instituição. Por todo o exposto, acredito que acumulo credenciais que me permitem uma visão equilibrada e múltipla dos processos submetidos ao Conselho Superior. Igualmente, creio que posso contribuir com o IFMG considerando o muito que já pude vivenciar em nossa instituição. Sei da grandeza que significa ter um assento neste importante Conselho, e estou disposto a contribuir para as muitas discussões que ali tem lugar. Espero poder contar com seu voto. Sigamos juntos, lutando para construir um IFMG cada vez melhor!

  

REGINALDO GONÇALVES LEÃO JUNIOR

Consup docentes - Reginaldo Gonçalves

Colegas docentes, mais uma vez temos a oportunidade de elegermos nossa representação junto a instância máxima do IFMG, o Conselho Superior. Mesmo sabendo que minhas competências estão muito aquém de grandiosidade da tarefa, coloco-me à disposição de todos para desempenhar, em nome de vocês, este papel. Para ajudá-los a se balizarem abaixo apresento algumas de minhas prioridades de trabalho.

REPRESENTATIVIDADE
1. Propor estudos e debates sobre voto distrital e proporcional (ponderado pelo número de representantes de cada campi), como opção para a eleição de representantes de interesse institucional.
2. Valorizar a CPA garantindo visibilidade e respaldo aos seus dados e aperfeiçoar a resolução 59/2017.
3. Institucionalizar veículos de comunicação dos membros do CONSUP com seus pares e propor a itinerância das reuniões.
4. Propor mecanismos de comunicação dos campi com menor representatividade, principalmente os avançados.
5. Estudar a proporcionalidade de membros no CONSUP verificando a adequação da representatividade de cada
seguimento.

ENSINO
1. Normatização os artigos 4° e 10° da Resolução 45/2017 estabelecendo parâmetros objetivos de análise da viabilidade de novos cursos.
2. Propor o condicionamento da aprovação de atualizações e novos PPC's à apresentação de:
a) Políticas de combate a evasão e retenção;
b) Iniciativas em curso, ou planejadas, para adequação do curso ao preconizado pelo INEP, quando for o caso;
c) Comprovação da suficiência do corpo técnico administrativo ao incremento das demandas.
3. Propor o desenvolvimento de indicadores de qualidade destinadas aos cursos técnicos.
4. Normatizar a departamentalização dos campi.

 PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO
1. Buscar soluções para a aproximação com a iniciativa privada.
2. Propor políticas de prospecção de fontes não convencionais de recursos financeiros.
3. Propor a criação de editais temáticos alinhados com os interesses institucionais.
4. Propor a criação do Observatório de Produção Acadêmica.

 

TACIANA ALMEIDA GARRIDO DE RESENDE

Consup docentes - Taciana Garrido

Sou Taciana Almeida Garrido de Resende, professora do campus Ipatinga. Historiadora licenciada e mestre em História Social da Cultura pela UFMG. Fui professora substituta do campus Santa Luzia de 2015 até 2017, quando obtive aprovação para o quadro efetivo da instituição.

Penso que a educação é potencialmente transformadora na vida de todos os indivíduos envolvidos nos processos e vivências do ensino e da aprendizagem, dentro e fora da sala de aula. E nós, docentes, somos um dos pilares para a qualidade do ensino e para a formação de uma sociedade melhor.

Valorizo o diálogo e a escuta ativa para a tomada de decisões e acredito na importância do Conselho Superior como órgão deliberativo para o desafiante futuro do nosso instituto, de nossas carreiras e do nosso cotidiano de trabalho.

Como professora e servidora do IFMG, trabalho pelo fortalecimento do nome e da credibilidade da instituição por meio de ações  com a equipe do campus Ipatinga e agora busco expandir esse campo de atuação também para o CONSUP, a fim de contribuir para a boa gestão do instituto e zelar pelo desenvolvimento de sua política educacional responsável, inclusiva e transparente.

Meu compromisso com o grupo docente é ser voz ativa, para que, de forma democrática e participativa, possamos superar os desafios que viveremos nos próximos anos.

Conto com seu voto e confiança no dia 22 de novembro.

 

registrado em: ,