Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conheça as novas diretrizes para conclusão antecipada de cursos no IFMG

Conheça as novas diretrizes para conclusão antecipada de cursos no IFMG

A Instrução Normativa nº 6, de 8 de julho de 2024, definiu regras e normas para a conclusão antecipada do curso e só poderá ser solicitada em situações excepcionais.
publicado: 15/07/2024 11h08, última modificação: 15/07/2024 11h08

A Pró-reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis (Proen) publicou na última quinta-feira, 11 de julho, a Instrução Normativa nº 6, de 8 de julho de 2024, que estabelece as normas referentes ao procedimento de conclusão antecipada de cursos técnicos e de graduação do IFMG, por meio de Extraordinário Aproveitamento nos Estudos.

O Extraordinário Aproveitamento de Estudos, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira Nº 9394/96, é um mecanismo pelo qual o estudante demonstra, através de provas e outros instrumentos de avaliação específicos, possuir os conhecimentos, habilidades e competências necessários nos componentes curriculares do curso. Esse processo permite a conclusão antecipada do curso e só pode ser solicitado em situações excepcionais, exigindo uma avaliação abrangente do estudante em todos os componentes curriculares.

Como funciona?

De acordo com a IN nº6, os estudantes interessados na conclusão antecipada do curso devem realizar requerimento junto ao Registro Acadêmico do campus, mediante preenchimento de formulário próprio (Anexo I) com justificativa e entrega da documentação comprobatória.

Caso o requerimento não esteja acompanhado da documentação comprobatória, em virtude de prazos a serem cumpridos, fica condicionada a finalização do processo à entrega.

É importante ressaltar que caberá à Secretaria do campus, encaminhar o pedido do estudante solicitante para à Direção de Ensino da unidade acadêmica que procederá os comunicados e encaminhamentos pertinentes.

Além disso, o estudante deverá manter seu e-mail (endereço eletrônico) sempre atualizado no Sistema Acadêmico e consultá-lo com regularidade, pois toda comunicação oficial será realizada por meio deste canal.

Outro ponto importante na Instrução Normativa (art. 25) é que o estudante deverá frequentar regularmente as atividades letivas até que o resultado final do Exame de Extraordinário Aproveitamento de Estudos seja proferido.

Confira o conteúdo completo (regras e normas) acessando o link abaixo:

Clique Aqui | Instrução Normativa nº 6, de 8 de julho de 2024