Notícias
Comissão Central de Permanência do IFMG participa de formação com docente do Instituto Federal Fluminense
No início de agosto, representantes da Comissão Central de Permanência do IFMG participaram de formação com o professor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Carlos Artur Arêas. Durante o encontro, a equipe teve oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre o histórico, os desafios, as estratégias e as práticas relacionadas à permanência estudantil.
A comissão foi instituída em março de 2024, com o objetivo de conduzir os trabalhos de implementação da Política de Permanência do IFMG, conforme estabelecido pela Resolução nº 40, de 30 de novembro de 2022.
Para Carlos Arêa, a permanência deve ser tratada como um tema transversal que abrange as múltiplas dimensões que a escola atua. “Falar uma palavra bonita como permanência não é uma estratégia de comunicação, é uma ampliação por inclusão de novas dimensões, novas políticas, novas ações, novas intervenções em diferentes momentos, diferentes lugares. Então, devemos discutir a permanência no orçamento. É discutir permanência na Extensão, na Pesquisa. Não só na avaliação, não só na assistência estudantil, na alimentação, no transporte. Ela tem que ser inserida em todas as mensagens. É discutir a política de acesso, permanência e êxito com a inclusão de outros temas e de outras políticas”, reforça.
O evento serviu para destacar a importância de uma abordagem colaborativa e integrada, com ênfase no fato de que a permanência e o êxito do estudante passam pelo conjunto de políticas e ações de uma instituição. Tais ações abrangem o planejamento orçamentário, a infraestrutura, o transporte, os tempos escolares, o currículo, entre outros. Além disso, é fundamental o comprometimento de todos na construção de um ambiente inclusivo e acolhedor para os alunos.
Sobre a Comissão Central de Permanência
A criação da comissão marca um momento significativo para o Instituto, já que ela desempenhará papel crucial na elaboração das ações e metas da Política de Permanência do IFMG (Resolução nº 40 de 30 de Novembro de 2022), de forma que sejam efetivamente aplicadas em todas as unidades do IFMG.
A pedagoga e presidente da Comissão, Shahla Cardoso de Albuquerque, considera que “a permanência dos estudantes no ambiente acadêmico é um dos pilares fundamentais para o sucesso educacional. E essa política visa assegurar que os alunos tenham condições adequadas para concluir seus estudos com sucesso”, explica.
Shahla acrescenta, ainda, que acesso, permanência e êxito no campo escolar são temas importantes para promover o planejamento de ações escolares e os impactos na trajetória do estudante.