Notícias
Cientistas e militares da Marinha vão utilizar aplicativo desenvolvido no Campus Itabirito
Cientistas e militares da Marinha do Brasil terão uma nova ferramenta para calcular o gasto de calorias diariamente nas Expedições Antárticas: o Polar Dispendium. O aplicativo é fruto de uma parceria entre Instituto Federal e Universidade Federal de MG e envolveu estudantes, pesquisadores e professores das áreas Educação Física, Engenharia Elétrica, Saúde Humana e Automação Industrial.
No IFMG o projeto foi desenvolvido por alunos dos cursos de técnico em Automação e Engenharia Elétrica do Campus Itabirito. “Cada etapa concluída durante o desenvolvimento do aplicativo fez com que eu adquirisse mais bagagem para a minha formação. Além disso, a experiência me deu certeza sobre minha futura área de trabalho”, explica Letícia Pedroso, estudante do curso técnico em Automação. Andrei Oliveira, professor de Engenharia Elétrica e um dos coordenadores do projeto, enfatiza a importância multidisciplinaridade envolvida: “não estamos apenas cercados de tecnologia, mas completamente submersos e dependentes dela. Nossos alunos serão os novos atores neste mundo interligado e precisamos desenvolvê-los de forma que saibam criar e aplicar novas ferramentas em qualquer área de conhecimento.”
O Polar Dispendium será utilizado já nos próximos meses na Operação Antártica brasileira por pesquisadores do Mediantar, grupo de pesquisa da UFMG que estuda a saúde e o funcionamento do organismo humano na Antártica.
Para conhecer o projeto, acesse o site.