Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Itabirito inaugura ambiente de inovação
conteúdo

Notícias

Campus Itabirito inaugura ambiente de inovação

Espaço é fruto de parceria entre IFMG, Fapemig e prefeitura. Inauguração ocorreu em 31 de agosto.
publicado: 04/09/2023 17h05, última modificação: 07/03/2024 08h40

“Sinto-me muito grato por tudo o que foi feito aqui, desde que assumi como reitor há oito anos. É a última vez que venho como reitor e quero deixar o meu muito obrigado”, ressaltou o professor Kléber Gonçalves Glória durante discurso para inauguração do Ambiente de Inovação e Empreendedorismo (AIE) no Campus Itabirito, em 31 de agosto. Também estavam presentes o diretor da unidade, Daniel França Fonseca, o prefeito Orlando Caldeira e a secretária de desenvolvimento econômico, Patrícia Nonato.

O espaço começou a ser implementado no início de 2022 e é resultado de uma parceria entre o Instituto, a  Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e a Prefeitura de Itabirito. O local conta com impressora 3D, máquina de corte a laser, parafusadeira/furadeira, kits de robótica, kits de microcontroladores, além de dois computadores de alta performance que estão em processo final de compra. O AIE será destinado à pré-incubação de projetos de pesquisa, tanto internos quanto da comunidade externa, TCCs e outros.

 “Este espaço representa um marco importante em nosso compromisso com a promoção da criatividade, da colaboração e da inovação, e fico feliz em podermos disponibilizá-lo para uso da comunidade”, comemorou o professor Arthur Vargas, um dos coordenadores do ambiente. Um dos projetos conduzidos por ele é a "Atuação de uma mão robótica a partir da identificação dos movimentos de uma mão real utilizando visão computacional", que propõe a criação de uma mão robótica por meio da identificação dos movimentos de uma mão real, utilizando visão computacional e imagens de uma câmera.

Identificação de pessoas

Outro projeto conduzido no campus utiliza um drone, com uma câmera acoplada, que irá sobrevoar locais de difícil acesso e enviar imagens, em tempo real, a um computador equipado com algoritmo de visão computacional para identificar pessoas em áreas de risco. O professor Gabriel Soares, responsável pelo projeto, explica que os primeiros testes utilizando o drone vão acontecer em dezembro deste ano. “Esperamos apresentá-lo à Secretaria de Defesa Civil de Itabirito, pois a cidade é afetada por enchentes periodicamente. Se for de interesse da prefeitura, o projeto poderá ser aprimorado no ambiente de inovação, para que exista uma integração entre os sistemas de comunicação do Corpo de Bombeiros e as informações retornadas pelo drone”, explicou.

Leia mais:

Ambiente de Inovação do Campus Ouro Preto inicia atividades com oferta de oficinas abertas à comunidade