Notícias
Alegria e solidariedade marcam o encerramento do curso cuidador de idosos em Governador Valadares
No dia 14 de dezembro aconteceu a formatura dos estudantes do curso cuidador de idoso, ofertado pela Coordenadoria de Extensão do Campus Governador Valadares em parceria com a Escola Estadual Bom Pastor e a Casa Dona Zulmira. Ao todo, 18 concluintes participaram da cerimônia, que contou com a presença do diretor de Ensino do campus, Valcimar Andrade, do coordenador de Extensão, Virgílio Resende, da diretora da E. E. Bom Pastor, Cleonice Martins Nunes, professores do curso, convidados e autoridades externas.
A professora de psicologia do campus e paraninfa da turma, Mariana Oliveira, parabenizou os estudantes pela dedicação. Segundo a docente, o curso atingiu "uma população que, apesar de ter pleno direito, não teve, em sua maioria, acesso à educação e formação profissional de qualidade. Vocês são verdadeiros vencedores e certamente futuros cuidadores de idosos qualificados e bem preparados", sentenciou.
Para o técnico em assuntos educacionais do campus e coordenador do curso, Giulliano Sousa, a formação em cuidador de idoso é "fundamental para a capacitação profissional e atendimento humanizado, tendo em vista o rápido envelhecimento da população brasileira e os desafios rumo à cidadania efetiva dos idosos".
Segundo ele, os cursos de formação inicial e continuada contribuem para a inserção profissional e ascensão socioeconômica de inúmeros estudantes, além de cumprir a missão social do IFMG, levando formação gratuita e de qualidade às regiões mais carentes da cidade.
Um gesto de amor ao próximo
Estudantes e servidores da Escola Estadual Bom Pastor e do curso de formação inicial cuidador de idoso entregaram, na última quarta-feira (13), dezenas de doações arrecadadas por meio da "Campanha de Doação para a Casa Dona Zulmira".
A ação foi organizada pela Escola por meio do Projeto Bom Pastor Solidário (coordenado pelos professores Cristiano e Rafaella) e pelo Instituto e contou ainda com o apoio da Associação Atlética Acadêmica das Engenharias do Campus Governador Valadares. Ao todo foram entregues à entidade mais de 150 quilos de alimentos não-perecíveis, além de diversos materiais de limpeza e produtos de higiene pessoal.
Os estudantes e servidores das duas instituições de ensino organizadoras da campanha visitaram a Casa de Recuperação e conversaram com os idosos. Um estudante da Bom Pastor fez uma apresentação musical para os internos.
(Fonte: Comunicação / Campus Governador Valadares)