Notícias
Abertas as inscrições para o Enem 2020
O período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 teve início nesta segunda-feira, 11 de maio, e ficará aberto até o próximo dia 22. O procedimento deve ser feito na Página do Participante, no site ou no aplicativo do Enem.
Há duas novidades em 2020: o Enem Digital, em aplicação-piloto para 101 mil inscritos, e a utilização de programas eletrônicos para facilitar a leitura de pessoas com deficiência visual. Nesta edição, o exame se integra ao portal de acesso único do governo federal.
A versão digital será ofertada em todos os estados e no Distrito Federal. Apenas os alunos concluintes ou que já terminaram o Ensino Médio e não precisam de recurso de acessibilidade poderão se inscrever. Os computadores serão disponibilizados nos locais de aplicação, já que não será possível utilizar equipamento pessoal.
Acessibilidade
Os participantes com cegueira, surdocegueira, baixa visão e visão monocular terão mais um recurso à disposição. O leitor de tela é um aplicativo que possibilita a leitura de textos no computador, ao converter, por meio de voz sintetizada, o que aparece escrito no monitor. Por enquanto, os recursos de acessibilidade serão exclusivos para a prova impressa.
Para facilitar a compreensão dos participantes, os atendimentos específicos (gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar) foram incluídos na denominação “especializado”. As solicitações para esses atendimentos deverão ser feitas no mesmo período da inscrição.
Os pedidos de tratamento por nome social serão feitos entre 25 e 29 de maio também pelo sistema, com previsão de divulgação dos resultados em 5 de junho. O período para apresentação de recursos será entre 8 e 12 de junho e a disponibilização dos resultados finais, em 18 de junho.
Isenção
Em atendimento às medidas de restrição social decretadas em razão da pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Educação e o Inep irão garantir a gratuidade da taxa de inscrição para todos os participantes que preencham os requisitos descritos no edital, mesmo que sem o pedido formal. Para quem não faz parte dos perfis para a isenção, o valor permanece o mesmo da edição 2019: R$ 85, que deverá ser pago até 28 de maio, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).
Inscrições
Para quem solicitou isenção da taxa, o acesso ao sistema do Enem é realizado com usuário e senha únicos criados no portal Gov.br. É preciso memorizar essa senha ou anotá-la em local seguro, porque é com ela que o participante vai acompanhar todas as etapas do Enem, incluindo a consulta das notas em 2021 e todos os outros serviços eletrônicos do Gov.br.
Quem não solicitou a isenção, fará a inscrição pela Página do Participante e depois terá que fazer seu cadastro no portal Gov.br, para acessar a Página do Participante e acompanhar a confirmação de sua inscrição e de suas solicitações.
Fotografia
Todos os participantes precisam anexar uma foto no sistema para concluir a inscrição. O objetivo é facilitar a identificação e aumentar a segurança durante todas as etapas do exame. A foto deve ser atual, individual, colorida e precisa mostrar bem o rosto do participante, com foco, em fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares).
O formato do arquivo pode ser JPG, JPEG ou PNG, com tamanho máximo de 2 megabytes (MB). Imagens em formato PDF não serão aceitas pelo sistema.
Provas
A estrutura do exame permanece com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. O Enem impresso será aplicado nos dias 1º e 8 de novembro e a versão digital, em 22 e 29 de novembro.
Enem no IFMG
O IFMG utiliza o Enem como forma de ingresso para cursos de graduação. Os candidatos podem inscrever notas, desde que não tenham zerado a redação, no processo seletivo do IFMG, ou, ainda, podem optar por concorrer às vagas por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificada), que também considera a nota do Enem para classificar os candidatos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep