Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota oficial: Greve dos servidores do IFMG e atividades no Campus Itabirito

Nota oficial: Greve dos servidores do IFMG e atividades no Campus Itabirito

publicado: 15/04/2024 16h23, última modificação: 15/04/2024 16h23
A Direção Geral do IFMG - Campus Itabirito vem a público comunicar aos estudantes, familiares e comunidade externa que, em Assembleia Geral do Sinasefe IFMG, sindicato que representa Professores e Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) do IFMG, realizada no dia 03/04, foi aprovada a greve da categoria a partir do dia 9 de abril.

Entre as principais pautas reivindicadas pelos servidores estão a reestruturação das carreiras, a recomposição salarial em 2024, a revogação de medidas que prejudicam a educação e o serviço público, bem como a recomposição do orçamento das instituições federais de ensino.

Como instituição pública que preza pela democracia e pela liberdade, reconhecemos o direito constitucional à greve como um instrumento legítimo de reivindicação por melhores condições de trabalho, respeito e reconhecimento das funções dos servidores. Entendemos ainda que a valorização dos trabalhadores da Educação é essencial para o desenvolvimento educacional das Instituições e a garantia da oferta de educação profissional pública e de qualidade. Essa deve ser uma causa que une a todos: servidores, estudantes, pais/responsáveis, gestores públicos e sociedade civil.

Manutenção das atividades

Até o momento, não há previsão sobre a suspensão das atividades escolares. O Calendário Acadêmico 2024 do Campus Itabirito segue vigente e poderá sofrer alterações em caso de necessidade, após devida análise e aprovação pelo Conselho Acadêmico.

A equipe gestora do IFMG Itabirito fará avaliações diárias sobre a situação da greve na instituição, comprometendo-se a prestar as orientações e esclarecimentos necessários à comunidade acadêmica e externa.

Orientamos que os estudantes, pais/responsáveis e servidores acompanhem os nossos canais oficiais (site e redes sociais) e também os e-mails institucionais para se manterem informados.