Notícias
IFMG Campus Ipatinga abre inscrições para o Vestibular 2019!!!!
Começa na segunda-feira, 1º de outubro, o período de inscrições para o Vestibular 2019/1º semestre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)- Campus Ipatinga. Neste processo seletivo, será ofertado número recorde de vagas. São 120 oportunidades, distribuídas em 02 cursos, nas modalidades técnico integrado e superior, para a cidade de Ipatinga.
O curso técnico em automação industrial integrado ao ensino médio ofertará 80 vagas e o curso de graduação em engenharia elétrica ofertará 40 vagas, sendo que nessa última modalidade, 20 vagas serão destinadas ao processo seletivo próprio do IFMG e as outras 20 serão via Sistema de Seleção Unificada.
Os interessados em se inscrever devem acessar o portal do IFMG, no endereço https://www2.ifmg.edu.br/portal/processo-seletivo/inscricoes-2019-1, ler todas as informações disponíveis nos editais 70, 71 e 72 e seguir os passos para efetuar a inscrição, que poderá ser realizada até 30 de outubro para o curso técnico integrado e até 31 de outubro para a graduação. Durante o processo, será preciso fornecer dados pessoais e documentos como RG e CPF. Ao final do preenchimento, o candidato emitirá a Guia de Recolhimento da União (GRU) para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 50, em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos correios. A taxa de inscrição é o único custo para ingresso no IFMG, já que todos os cursos ofertados são gratuitos.
Isenção da taxa de inscrição
Quem precisar solicitar isenção do valor deve ficar atento ao prazo. No caso do candidato que vai se inscrever em um curso técnico, terá que pedir a dispensa do pagamento entre os dias 1º e 5 de outubro. Já o candidato às vagas dos cursos superiores, tem o período de 1º a 31 de outubro para registrar o pedido no sistema de inscrição. As regras para fazer a solicitação estão disponíveis no item 7 do edital 70, assim a isenção será concedida para os candidatos que:
a) Possuir renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; e ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.
b) Declaração de situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico.
Ações afirmativas
Do total de vagas ofertadas, 50% estão reservadas à inclusão social pelas ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio/Ensino Fundamental em escolas públicas, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do IBGE. Os outros 50% são destinados à ampla concorrência. Para ingresso por meio das ações afirmativas, o candidato deve consultar o item 4 do edital nº 70.
Ingresso pelo ENEM e SISU
Para concorrer às vagas de graduação, os candidatos terão duas opções de ingresso. A primeira delas, regida pelo edital nº 72, é feita utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O IFMG não aplicará provas, já que vai utilizar os resultados do Enem de 2018, 2017 ou 2016. Neste caso, o requisito é que o candidato não tenha obtido nota zero em nenhuma das provas, incluindo a redação. A segunda opção é via SISU, em edital específico a ser lançado em janeiro de 2019.
No caso de ingresso pelo Enem, o sistema do IFMG utilizará o exame com maior nota para classificar os candidatos inscritos, caso ele tenha participado de mais de uma edição.
Ingresso dos cursos técnicos
As provas do Vestibular (aplicadas somente para os cursos técnicos integrados e subsequentes) serão realizadas em 9 de dezembro de 2018. Nesse dia, o candidato deverá apresentar o documento de identificação com foto e o comprovante definitivo de inscrição (CDI), que informará o local e horário de realização do exame.
#vemproifmg
Com oferta de educação profissional e tecnológica aliada à formação humanística, o IFMG- Campus Ipatinga articula suas ações em função do desenvolvimento regional. Os cursos abrangem desde a formação técnica à graduação.