Você está aqui: Página Inicial > Polo de Inovação e Sebrae desenvolvem plataforma inteligente de atendimento ao cliente em Formiga
conteúdo

Notícias

Polo de Inovação e Sebrae desenvolvem plataforma inteligente de atendimento ao cliente em Formiga

Com o uso de inteligência artificial, a plataforma automatiza etapas do atendimento, estabelece métricas para agilizar processos, identifica gargalos, avalia o desempenho da equipe e gera relatórios detalhados.
publicado: 05/12/2025 14h20, última modificação: 05/12/2025 14h20

A empresa Sinc Certificadora, sediada em Formiga (MG), passou a utilizar um protótipo funcional de uma plataforma inteligente de atendimento ao cliente. A solução integra diferentes canais de comunicação — como chatWhatsApp, telefone e e-mail — em um único ambiente. Desenvolvida em 2024, a ferramenta encontra-se em fase avançada de testes e foi criada pelo Polo de Inovação IFMG – Unidade Embrapii, com apoio do Sebrae Minas.

O objetivo do projeto é modernizar o atendimento ao cliente, tornando-o mais ágil, personalizado e baseado em dados. A iniciativa nasceu da parceria entre o Sebrae Minas e a Embrapii, que oferece apoio técnico e financeiro, com subsídios de até 90% em recursos não reembolsáveis destinados a micro e pequenas empresas.

A solução foi projetada para possibilitar testes de fluxos operacionais, automações e integrações, além de gerar indicadores estratégicos. Com o uso de inteligência artificial, a plataforma automatiza etapas do atendimento, estabelece métricas para agilizar processos, identifica gargalos, avalia o desempenho da equipe e gera relatórios detalhados. Dessa forma, proporciona mais previsibilidade e capacidade de mensuração, contribuindo para decisões estratégicas orientadas por dados.

O empresário Miller Alves, responsável pela Sinc Certificadora, destaca que a criação do sistema atendeu diretamente às necessidades da empresa. Segundo ele, o crescimento da operação exigia uma solução personalizada, integrada e alinhada ao fluxo de trabalho da equipe, o que motivou um mapeamento profundo dos processos internos.

A analista técnica do Sebrae Minas, Ana Caroline Pessoni, ressalta que o trabalho conjunto fortalece o ecossistema de inovação no interior de Minas Gerais. Ela enfatiza que o apoio da Instituição foi essencial para estruturar a demanda da Sinc em um projeto claro, sólido e viável, garantindo segurança técnica ao desenvolvimento.

A diretora-geral do Polo de Inovação IFMG – Unidade Embrapii, Paloma Maira de Oliveira Lima, também reforça o caráter inovador da iniciativa. De acordo com ela, a equipe do Polo desenvolveu uma solução totalmente customizada, baseada em métodos ágeis e inteligência artificial, alinhada integralmente aos processos da empresa. A diretora destaca, ainda, que o projeto representa um exemplo concreto de inovação aplicada, com potencial de expansão para o mercado.

Fizeram parte da equipe que desenvolveu o projeto os pesquisadores: Adriano Olímpio Tonelli (coordenador), Welber Silva e Leonardo Cimino, desenvolvedores.

Investimento em inovação

O Polo de Inovação do IFMG, credenciado pela Embrapii na área de Mobilidade e Sistemas Inteligentes, já executou 15 projetos desde 2017, totalizando R$ 2,4 milhões em investimentos provenientes do Sebrae e da Embrapii. Em nível nacional, o novo contrato da parceria para o período de 2024 a 2027 prevê R$ 116 milhões em aportes e a realização de 700 projetos voltados à inovação industrial.

Por meio da parceria com o Sebrae, a Embrapii oferece a micro e pequenas empresas, além de startups, acesso à infraestrutura e ao conhecimento científico e tecnológico das Unidades Embrapii. Essa rede é composta por 96 centros de pesquisa de excelência distribuídos pelo país, dedicados ao desenvolvimento de projetos apoiados pela instituição. Juntos, esses centros reúnem cerca de 4 mil pesquisadores.

Fonte: Polo de Inovação IFMG (com informações da Assessoria de Comunicação do Sebrae Minas)

registrado em: ,