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PPI

por francisco.silva publicado 12/08/2024 14h31, última modificação 12/08/2024 15h29
PRÁTICAS PROFISSIONAIS INTEGRADAS

A Prática Profissional Integrada (PPI) busca a articulação entre teoria e prática oportunizando o aprimoramento da formação profissional e pessoal. A PPI permite ainda que o discente concentre esforços em temas de maior interesse, dentro do curso de formação.

Este documento visa apresentar a estruturação e planejamento da PPI para o ano de 2024, e tem como público, ingressantes dos cursos técnicos até o início de 2024.

Neste ano, a PPI será conduzida pelos docentes Talles Barbosa Portilho (Presidente), Luciana Maria Eliza do Vale, Robert Luiz Gomes e Weber de Almeida Lima. Ao que se referir à PPI, os alunos dos cursos concomitantes (IBCAUT, IBCMECT e IBCSERV) estarão sob supervisão do Professor Talles, alunos da turma do Integrado de Mecatrônica sob supervisão do Professor Weber, a turma do Integrado de Automação do Professor Robert e a turma do Integrado de Energias Renováveis da Professora Luciana. Para dúvidas e esclarecimentos entre em contato com o professor supervisor da respectiva turma (e-mails estão disponibilizados ao final do documento).

Atentem-se para a carga horária total de 180 horas de atividades complementares para a conclusão do curso. É fortemente aconselhado que não ocorra o acúmulo de carga horária durante os anos/semestres, podendo tornar a conclusão do curso ainda mais desafiadora.

  • Alunos do concomitante devem contabilizar certificados que juntos somam 45 horas por semestre. Até o final do curso, devem ser realizadas 180 horas.

  • Alunos do integrado devem contabilizar certificados que juntos somam 60 horas por ano. Até o final do curso, devem ser realizadas 180 horas.

Serão aceitos como atividades para contabilização da PPI:

  1. Participação em projetos de pesquisa, ensino,  extensão e inovação;

  2. Monitorias;

  3. Visitas técnicas;

  4. Cursos presenciais e on-line relacionados ao curso de formação;

  5. Apresentação de trabalhos acadêmicos;

  6. Organização de eventos acadêmicos;

  7. Trabalhos realizados com professores de forma complementar às disciplinas ou extra classe (Declaração de atividades e de carga horária pelo professor);

  8. Estágio devidamente registrado junto ao IFMG;

  9. Certificados de participação em eventos da escola (SNC&T, Semana da Consciência Negra, Olimpíadas entre outros eventos e atividades);

  10. Trabalho voluntário no terceiro setor como por exemplo:  ONGS (Declaração de atividades e carga horária).

Participem das atividades escolares!

Todos os comprovantes (declarações, certificados e demais documentos) devem conter a carga horária da atividade realizada e a data da conclusão deve ser posterior à matrícula na escola. Armazene a documentação de forma definitiva e cuidadosa para ser apresentada ao final do curso, quando solicitado.

Com relação às atividades aceitas, há uma flexibilidade na escolha. Especificamente sobre o tópico 4, “Cursos presenciais e on-line relacionados ao curso de formação”, O tema / nome do curso deve ter alguma relação com o conteúdo de alguma disciplina, podendo ser consultado no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Faça uma avaliação se o curso desejado tem potencial para auxiliar na prática profissional. Caso a dúvida permaneça, envie um e-mail ao seu professor supervisor da PPI com o nome no curso, carga horária, link e demais informações relevantes para que seja realizada a avaliação.

Neste ano, apenas os formandos, ou seja, alunos(as) que estejam cursando o último ano do integrado (3º ano) ou no último módulo do concomitante (5º módulo), deverão realizar a entrega dos comprovantes. A entrega será realizada por meio de um formulário com o link disponibilizado na aba PPI do site do IFMG Campus Ibirité ou compartilhados pelos coordenadores dos cursos.

Caso o aluno envie os certificados após o prazo estipulado, a avaliação dos certificados irá ocorrer no semestre seguinte. A avaliação fora dos períodos estabelecidos pelo cronograma abaixo poderá ocorrer mediante a solicitação ao colegiado do curso, que permitirá ou não, de acordo com a avaliação da justificativa.

Como os documentos devem ser enviados?

São dois arquivos que devem ser enviados pelo formulário, uma planilha no formato PDF contendo os nomes das atividades com suas respectivas cargas horárias e, um segundo PDF contendo todas as comprovações de atividades na sequência que foi apresentada na planilha.

  1. A planilha deve conter as seguintes informações: nome (da atividade, curso, projeto, etc) e carga horária.  Informe todas as atividades, sendo um comprovante por linha.

Clique aqui para acessar a Planilha de Exemplo

Insira todas as atividades, de forma que a planilha contenha 180 horas na soma final!

O nome do arquivo deve conter a seguinte sequência: Curso, ano ou módulo, nome e planilha.

Modelo:

(Curso_ano/módulo_Nome_do_Aluno_Planilha)

Exemplos:

  • IBCSERV_5_Nome_Sobrenome_Sobrenome_Planilha

  • IBIMECT_3_Nome_Sobrenome_Sobrenome_Planilha

 

  1. O segundo arquivo deve estar no formato de PDF e deve conter todos os comprovantes das atividades apresentadas na planilha. É importante que os comprovantes no PDF se encontrem na mesma ordem que foram citados na planilha.

Site para juntar e ordenar os comprovantes:

https://www.ilovepdf.com/pt/juntar_pdf

Junte todos os comprovantes, de forma que o arquivo em PDF contenha 180 horas comprovadas!

O nome do arquivo deve conter a seguinte sequência: Curso, ano ou módulo, nome e PDF.

Modelo:

(Curso_ano/módulo_Nome_do_Aluno_PDF)

Exemplos:

  • IBCSERV_5_Nome_Sobrenome_Sobrenome_PDF

  • IBIMECT_3_Nome_Sobrenome_Sobrenome_PDF

 

Acesse aqui o link do formulário para envio dos arquivos

 

Prática Profissional Integrada - Cronograma 2024

Data

Atividades

19/08/24

Divulgação da PPI 2024.

22/09/24

Prazo final de envio dos certificados para avaliação e conclusão da PPI no primeiro semestre.

26/09/24

A comissão da PPI envia para a Secretaria e Registro Acadêmico a relação de alunos que concluíram a PPI.

25/10/24

Prazo final para a Secretaria e Registro Acadêmico fazerem o lançamento da PPI no SUAP.

05/01/25

Prazo final de envio dos certificados para avaliação e conclusão da PPI no segundo semestre.

20/01/25

A comissão da PPI envia para a Secretaria e Registro Acadêmico a relação de alunos que concluíram a PPI.

21/02/25

Prazo final para a Secretaria e Registro Acadêmico fazerem o lançamento da PPI no SUAP.

 

Supervisores PPI

Cursos

PPC

E-mail

Talles Barbosa Portilho

Todos os concomitantes e casos especiais

IBCSERV

IBCAUTO

IBCMECT

talles.portilho@ifmg.edu.br

Luciana Maria Eliza do Vale

IBISERV

IBISERV

luciana.vale@ifmg.edu.br

Robert Luiz Gomes

IBIAUTO

IBIAUTO

robert.gomes@ifmg.edu.br

Weber de Almeida Lima

IBIMECT

IBIMECT

weber.lima@ifmg.edu.br