Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docente do Campus Formiga publica livro na área de distribuição de energia elétrica

Por meio de uma metodologia acessível, o objetivo é que o leitor consiga absorver conhecimentos mínimos sobre eletricidade.
publicado: 28/05/2024 09h58, última modificação: 28/05/2024 09h58

Capa_livro“Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica: conceitos básicos e modelagem”: trata-se do livro recém-publicado pelo professor do Campus Formiga, Renan Moura, juntamente com os autores Antônio Zambroni e Cristian Alvez.

A obra apresenta noções da área, desde questões elementares até a inserção de redes ativas, passando pelo âmbito da comercialização. O objetivo é que o leitor consiga absorver conhecimentos mínimos sobre eletricidade.

De acordo com o professor, “a principal motivação é levar, para o maior número de pessoas, conceitos de eletricidade com explicações simples e didáticas”. Ele ressalta que o diferencial do material é a metodologia acessível, por meio da criação de um passo a passo sobre como os cálculos são desenvolvidos.

Depois dos conceitos básicos, os últimos capítulos do livro abordam temas relevantes nos dias atuais, como a utilização de painéis fotovoltaicos, problemas operacionais na rede de distribuição de energia elétrica, capacidade máxima de equipamentos que podem ser instalados na rede, entre outros.

Sobre a autoria conjunta, Renan destaca que “trabalhar com pessoas qualificadas facilita muito o desenvolvimento de qualquer atividade. Antes de criar o livro, eu já trabalhava com os professores Zambroni e Cristian em publicações científicas. A boa relação profissional foi fundamental”, explica.

Além das fronteiras

Os conteúdos técnicos do livro fazem parte da carga horária do curso de mestrado em Engenharia Elétrica da Universidade Nacional de Assunção, no Paraguai, instituição na qual o professor foi recentemente convidado a atuar na área de distribuição de energia elétrica. O convite só foi possível devido ao lançamento da obra.

Já no Campus Formiga, o docente ministra disciplinas nos cursos superior de Engenharia Elétrica e técnico em Eletrotécnica, além de integrar a equipe da revista ForScience.

Professor vai lecionar em curso de mestrado na Universidade Nacional de Assunção, no Paraguai

registrado em: ,