Notícias
Discentes do campus são premiados em olimpíada nacional de astronomia
Ao todo, 13 discentes dos cursos técnicos integrados do campus se inscreveram na competição. Sete se classificaram para receber medalhas, sendo duas de ouro e cinco de bronze.
A prova do nível 4, destinada a alunos do ensino médio, ocorreu em todo o país no dia 20 de maio deste ano, tendo sido no IFMG de Ibirité supervisionada pelo professor de física Dante Donizeti Pereira.
Aplicada em fase única, de forma individual e sem consulta, a avaliação foi composta por dez questões objetivas com assuntos variados como a Lei da Gravitação, eletromagnetismo, sistema solar, universo e constelações, a Corrida Espacial e a Guerra Fria; foguetes, satélites e sensoriamento remoto.
Confira quem são os alunos do IFMG campus Ibirité premiados na OBA 2022 e o que eles têm para contar sobre essa experiência:
Gabriel Almada Dias (3º ano Téc. Integrado em Automação Industrial - medalha de ouro)
Foi a primeira vez que participo da prova da oba e achei que foi uma experiência muita boa e diferente de se passar. Não imaginava que receberia medalha de ouro, mas com meu esforço e a ajuda dos professores Dante, Karol, David e da minha colega de sala Vilaça que me incentivou a participar desta edição da oba que consegui esse belo feito.
João Vitor de Magalhães Ramos (2º ano Téc. Integrado em Mecatrônica - medalha de ouro)
Participar de olimpíadas do conhecimento como um geral é sempre uma experiência interessante, e a OBA não foi diferente. Esse foi o meu segundo ano participando do evento e é muito intrigante escolher uma área específica de conhecimento e testar suas capacidades nela, principalmente em algo como astronomia e astronáutica, assuntos que sempre me impressionaram. Participar de provas do tipo é de grande importância por, muitas vezes ajudar até na execução de vestibulares e outras diversas provas por facilitar o desenvolvimento de costume em situações de prova. Como um geral, gosto muito da iniciativa de praticar olimpíadas do conhecimento no IFMG e espero poder participar de mais ano que vem!
Matheus do Nascimento Pereira (2º ano Téc. Integrado em Mecatrônica - medalha de bronze)
Gostei bastante de fazer a OBA, foi bem interessante, mas tenho que dizer que mesmo me interessando com área da ciência que a prova aborda, eu não sabia da existência dela. Até que um amigo chegou pra mim e perguntou se eu gostaria de fazer a prova. Na hora, fiquei indeciso. Mas, depois de pensar e olhar a respeito da OBA na internet, tomei a decisão de fazer a prova, e esta foi uma ótima escolha. Aprendi muito estudando para a OBA e fazendo a própria prova.
Maria Eduarda dos Santos Vilaça (3º ano Téc. Integrado em Automação Industrial - medalha de bronze)
Para mim, participar da OBA 2022 foi bem divertido, não somente pelo assunto, mas também pela forma como as questões foram pensadas, o que contribuiu de modo significativo para a prova ter sido muito interessante de ser feita.
Kauan Vinicius Martins da Costa (3º ano Téc. Integrado em Mecatrônica - medalha de bronze)
O OBA foi muito interessante. Ano passado tinha participado mas não tinha conseguido medalha, além de ser uma prova online. Cenário e clima completamente diferentes dessa vez, onde consegui me superar e conquistar minha segunda medalha olímpica. Agora é lutar por uma vaga nas internacionais.
Carolina Emanuelly Costa Perrut (2º ano Téc. Integrado em Sistemas de Energia Renovável - medalha de bronze)
Sempre gostei muito de astronomia e a OBA foi uma oportunidade incrível de testar os meus conhecimentos, fiquei muito feliz com o resultado.
Anna Júlia Almeida Perini (2º ano Téc. Integrado em Sistemas de Energia Renovável - medalha de bronze)
Sempre me interessei por astronomia e sempre quis participar da OBA, mas foi nesse ano pela escola que eu tive a oportunidade de participar pela primeira vez da Olimpíada. Foi uma experiência incrível e fiquei muito contente com o resultado.
Segundo o professor Dante Donizeti Pereira, professor de física do campus e aplicador local da prova da OBA, “o desenvolvimento de olimpíadas do conhecimento nas escolas é algo muito importante para o desenvolvimento e formação de nossos estudantes. É também um momento em que os estudantes são convidados a estudar temas diferentes daqueles habitualmente tratados nas disciplinas regulares. Nestas olimpíadas, os estudantes classificados para etapas posteriores são agraciados com certificados e medalhas, e podem conhecer outras escolas e outros estudantes e professores. É, de fato, uma grande oportunidade para expandir os horizontes de conhecimento”.
Todos os alunos medalhistas integrarão as seletivas internacionais de 2023 e representar o IFMG campus Ibirité.