Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2ª edição do Encontro Mentalidades Matemáticas recebe trabalhos de professores, pesquisadores e estudantes

Evento debate ensino inovador de matemática; submissão deve ser feita até 13 de julho
publicado: 02/07/2024 10h33, última modificação: 02/07/2024 10h33

2ª edição do Encontro Mentalidades Matemáticas está recebendo, até 13 de julho, trabalhos de professores, pesquisadores e estudantes sobre práticas inovadoras de ensino de matemática. Desenvolvida na Universidade de Stanford (EUA) e trazida ao Brasil pelo Instituto Sidarta, a abordagem Mentalidades Matemáticas se baseia em estudos da neurociência para desmistificar a ideia de que a matemática é para poucos e propõe atividades que apresentam uma matemática visual, criativa, aberta e equitativa, com propostas colaborativas e uma nova maneira de pensar e se relacionar com a disciplina.

O objetivo do Encontro Mentalidades Matemáticas é promover a produção de conhecimento baseado na prática e disseminar a cultura de troca e de investigação na comunidade de praticantes de MM. O evento será de 13 a 15 de setembro, em Cotia, na grande São Paulo.

Como participar da chamada de trabalhos

Candidatos podem escolher entre quatro modalidades de participação: Relato de Experiência, com reflexão sobre atividades de sala de aula e formação de professores na Educação Básica; Comunicação Científica, com apresentação de resultados de pesquisas; Pôster, com a exibição de resultados de pesquisas focadas no Mentalidades Matemáticas; e Oficinas, com atividades para desenvolver competências em pesquisa sobre ensino e aprendizagem com os princípios do Mentalidades Matemáticas. Orientações mais detalhadas sobre cada modalidade estão disponíveis neste link.

Podem submeter produções pessoas que ensinam matemática ou que atuam com formação continuada de professores. Pesquisadores com foco em educação ou formação continuada também podem participar, assim como estudantes de licenciatura em matemática e pedagogia.

A submissão deve ser feita por meio deste formulário. Cada candidato pode enviar até dois trabalhos (um em cada modalidade), individualmente ou em coautoria com até três pessoas. A lista de aprovados será divulgada em 12 de agosto.

Também é possível fazer a pré-inscrição para comparecer presencialmente ao evento para acompanhar as mesas redondas, assistir as apresentações dos trabalhos e participar das oficinas através deste link.

Mentalidades Matemáticas no Brasil
Em oito anos de aplicação no Brasil, o programa Mentalidades Matemáticas já formou mais de 11 mil professores na abordagem, que ensina a matemática de uma forma visual e colaborativa, impactando mais de um milhão de estudantes em cidades como Vespasiano (MG), São Paulo (SP), Cotia (SP), Itu (SP), Altamira (PA) e Santana do Ipanema (AL). Em Cotia (SP), um Curso de Férias de dez dias, realizado com alunos de 4º e 5º anos, foi responsável por um salto equivalente a 1 ano e 3 meses em escolaridade matemática, calculado pelo desempenho na avaliação MARS (Mathematics Assessment Resource Service).

Serviço:
Evento: Chamada de trabalhos para o 2º Encontro Mentalidades Matemáticas