Você está aqui: Página Inicial > Estudantes do IFMG se destacam com boas notas no Enem 2025
conteúdo

Notícias

Estudantes do IFMG se destacam com boas notas no Enem 2025

Média geral da prova entre os alunos do Instituto foi maior que a registrada no resultado de 2024. Ranking das dez maiores notas tem estudantes de vários campi.
publicado: 02/02/2026 10h50, última modificação: 02/02/2026 10h50

A análise dos resultados da edição 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgados neste mês, evidencia a qualidade da formação ofertada pelo IFMG. Um levantamento da Pró-reitoria de Ensino, a partir das notas obtidas no exame, mostra que alunos de diferentes campi e cursos técnicos alcançaram pontuações elevadas, figurando entre os melhores resultados. A média geral, que foi 598,7 em 2024, subiu para 605,5.

Entre os destaques está Miguel Rodrigues Prates, de 17 anos, que acaba de concluir o curso Técnico em Edificações. O estudante do Campus Governador Valadares obteve a maior pontuação geral, com 810,5 pontos. Logo em seguida, aparecem dois alunos do Campus Betim: João Lucas Vieira Campos, do curso Técnico em Mecânica, com 803,4 pontos; e Murillo Henrique Jesus Barbosa, do Técnico em Química, que obteve 797,5 pontos (clique aqui para ler a matéria com o relato dos estudantes). Veja a seguir o ranking completo das dez maiores notas.

Top 10 - pontuação geral

Colocação Aluno Campus Curso Pontuação
Miguel Rodrigues Prates Governador Valadares Edificações 810,5
João Lucas Vieira Campus Betim Mecânica 803,4
Murillo Henrique Jesus Barbosa Betim Química 797,5
Yuri Codato de Oliveira Ouro Preto Administração 786,3
Davi Alves Silva Ibirité Mecatrônica 785,4
Lucas Braga Monteiro Ribeirão das Neves Informática 779,3
Arthur Costa Oliveira Piumhi Edificações 772,2
Rodrigo Duarte Vieira Conselheiro Lafaiete Eletrotécnica 771,2
Guilherme Moraes Teixeira Santa Luzia Edificações 771
10º José Lucas Fernandes Cabral Betim Química 770,6

A listagem contempla estudantes de oito campi e cursos técnicos de oito áreas distintas. Diversidade que também aparece no resultado da redação. Entre todos que fizeram o exame, 24 alcançaram 960, a maior nota registrada entre os alunos do IFMG. Confira a relação:

Estudantes com a maior nota na redação - 960 pontos

Aluno Campus Curso
Stéfany Eduarda Oliveira Miranda Arcos Mecânica
Helen Paula da Fonseca Betim Química
João Lucas Vieira Campos Betim Mecânica
José Lucas Fernandes Cabral Betim Química
Nicolas Lopes Ferreira Betim Mecânica
Rafael Valente Silva Betim Automação Industrial
Ana Luísa Rocha Lobo Inácio Congonhas Edificações
Luiza Mara Fernandes Costa Formiga Informática
Luiza Fonseca Teixeira de Salles Governador Valadares Edificações
Gabriel Augusto de Melo Ibirité Sistemas de Energia Renovável
Mirelle Santana Batista Ipatinga Automação Industrial
Rafael Marcos de Oliveira Felix Ipatinga Automação Industrial
Ana Carolina Viegas Leite Itabirito Automação Industrial
Eliza Milagres Vieira Ouro Branco Informática
Mirella Raquel de Souza Moreira Ouro Branco Administração
Gabriel Teixeira Melo Rodrigues Piumhi Edificações
Ana Clara Oliveira Barbosa Ponte Nova Administração
Caio Saylon Pereira Lima Ribeirão das Neves Eletroeletrônica
Gabryelle Bessa Vitor Ribeirão das Neves Eletroeletrônica
Geovanna Nascimento Laurentino Ribeirão das Neves Administração
Maria Clara Aquino Costa Ribeirão das Neves Informática
Maria Fernanda Couto Figueira Sabará Informática
Yasmin Loren Pereira Sabino Sabará Administração
Ana Clara Silva Costa Santa Luzia Edificações

De acordo com o diretor de processos seletivos de estudantes, Tiago Dias, os resultados mostram a qualidade do ensino ofertado pela instituição e a evolução do desempenho. “Todas as quatro áreas de conhecimento (Linguagens, Matemática, Natureza e Humanas) tiveram médias gerais cerca de 20 pontos acima daquelas obtidas em 2024. Somente a prova de Redação não apresentou a mesma evolução, fato que pode ser compreendido pela alteração nos critérios de correção para este ano, com exigência de maior rigor ao cumprimento das competências e penalização do uso dos chamados "repertórios de bolso", o que resultou em médias gerais menores”, avalia o professor.

Miguel Prates recebeu certificado de estudante destaque durante evento com o reitor Rafael Bastos, realizado em março de 2025.Ele destaca também que houve desempenho muito similar entre os 18 campi, demonstrando que, independente da região do estado, o IFMG oferta um ensino que transforma a realidade das pessoas. “Dentre os estudantes com as dez maiores médias gerais, há representantes de todas as regiões atendidas pela instituição”, pontua. Outro recorte apontado por Tiago Dias diz respeito à análise por sexo. A média das notas das estudantes do sexo feminino é maior nas áreas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação, enquanto os estudantes do sexo masculino se destacam nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática. Já em relação à nota média geral, apesar das dez maiores notas serem de alunos, houve mais alunas com notas elevadas, considerando todo o conjunto dos estudantes.

Para o pró-reitor de Ensino, professor Mário Alvarenga, os resultados refletem o trabalho pedagógico desenvolvido nos campi, aliado a políticas de ensino que articulam formação profissional, técnica, científica e humanística. “O desempenho de nossos estudantes no Enem é um dos indicadores de qualidade da formação técnica integrada ao Ensino Médio ofertada pelos Institutos Federais. O trabalho de excelência desenvolvido pelas equipes docentes e de técnicos administrativos dos campi possibilita aos nossos estudantes uma sólida formação que articula habilidades e competências técnicas profissionalizantes com a formação geral, de forma que nossos egressos têm se mostrado muito bem preparados tanto para a continuidade do percurso acadêmico, quanto para a inserção no mercado de trabalho. Parabenizo os estudantes do IFMG pelo excelente desempenho e desejo muito sucesso em suas escolhas", destaca.

Leia mais: Campeões do Enem no IFMG: alunos contam como foi preparação para a prova

registrado em: ,