Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Visita técnica de alunos da Univale à Estação Meteorológica Automática do IFMG – Campus Governador Valadares

Orientados pelo Prof. Osmar Ribeiro, docente do IFMG, os alunos do 4º período do curso de Engenharia Civil e Ambiental da UNIVALE visitaram a Estação meteorológica Automática do IFMG – Campus Governador Valadares
publicado: 04/10/2016 10h01, última modificação: 04/10/2016 10h48

No dia 30 de setembro, o Prof. Osmar Ribeiro, docente do IFMG, recebeu os alunos do 4º período do curso de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE, junto do Prof. Juliano Daniel Groppo. O grupo visitou a Estação Meteorológica Automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) localizada no campus do IFMG.

O Prof. Osmar Ribeiro apresentou a estação e explicou aos alunos como a estação funciona desde a sua instalação até o processo de comunicação das informações coletadas. Segundo o Prof. Osmar “uma estação meteorológica automática é composta de um "datalogger", um equipamento que armazena os dados coletados. Esse equipamento está ligado aos vários sensores dos parâmetros meteorológicos, como um pluviômetro, anemômetro, termômetro, etc. Os dados são coletados por minuto e integralizados a cada hora, enviados a sede do INMET e assim disponibilizados para os mais diversos usos”.

Fotos: Arquivo pessoal