Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vamos falar de Eça!

Vamos falar de Eça!

publicado: 27/10/2016 07h26, última modificação: 27/10/2016 07h26

Na última sexta-feira (21/10), ocorreu mais um encontro do Projeto “Diálogos”, no qual se analisou o conto “A Aia”, de Eça de Queirós. Foi o primeiro encontro a acontecer fora do campus, sendo realizado, desta vez, na Escola Estadual Labor Club. O encontro promoveu o debate entre alunos das duas instituições, o que comprovou ser uma experiência encantadora e ampliou o conhecimento de todos em relação ao texto trabalhado.

No conto discutido, somos apresentados à atitude de coragem e lealdade de uma escrava (a aia), que sacrifica a vida de seu próprio filho para salvar a de seu príncipe e, consequentemente, o reino onde viviam. Ao estudar o texto em conjunto, notaram-se vários detalhes enriquecedores a respeito do conto, antes despercebidos. Discutiu-se sobre as diferenças sociais marcantes entre a aia e a nobreza, crítica evidente no texto do autor português. Também foi abordado o fato da protagonista ser profundamente religiosa e crer em vida após a morte, o que justificou, de certa forma, o desfecho trágico.

Além desses, foram debatidos outros aspectos do texto. Por fim, perdurou-se a lição de generosidade que a aia oferece no conto, o que deixou todos extasiados com a discussão e com um gostinho de “quero mais”.

O próximo encontro será realizado no dia 18 de novembro, no campus. Em breve, repassaremos mais informações sobre o texto e o horário. Participe você também; venha dialogar conosco!

(O texto acima foi escrito pela aluna Juliana de Brito, 1º TMA, integrante o Projeto “Diálogos”)

foto encontro Diálogos 1.jpg

foto encontro Diálogos 2.jpg