Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Trabalhos científicos do Campus são apresentados no VIII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental

publicado: 22/01/2018 11h10, última modificação: 22/01/2018 11h10

Os professores Flávio Barony, Luiz Penna, Valcimar Andrade e o estudante Welton Lourenço representaram o IFMG - Campus Governador Valadares no VIII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental - ConGeA, realizado na cidade de Campo Grande - MS. Ao todo, foram enviados 13 artigos no formato "completo", sendo a maioria fruto de orientações de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s). Durante o evento, realizado entre os dias 27 e 30 de novembro de 2017, foram apresentados cinco trabalhos no formato "oral" e oito no formato "banner". Confira os Anais.

Balanço

Para o professor Flávio Barony, “a participação no evento é válida no sentido de conhecer outros trabalhos desenvolvidos, bem como para consolidar o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental (TGA) e a área ambiental do IFMG-GV a partir de sua produção acadêmica”.

"O Congresso é sempre uma oportunidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos na área, espaço de troca de experiências e discussões que são importantes para o crescimento profissional e publicação dos trabalhos desenvolvidos no Campus", avalia prof. Penna.

Egresso do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, Welton continua seus estudos pelo IFMG-GV, onde cursa Engenharia de Produção. “Congressos são capazes de gerar conhecimento, conectar pessoas de várias partes do país, além  de proporcionar experiências incríveis sobre  temas desconhecidos  na área ambiental”, opina.

Valcimar Andrade, professor da área de física, ressalta a importância de disseminar os trabalhos desenvolvidos nos diversos cursos do Instituto. “Embora não seja da área ambiental, gostei de participar e creio que os trabalhos apresentados contribuíram para discussões multidisciplinares sobre importantes desafios da área. Cabe registrar que os alunos geralmente apresentam os trabalhos, mas em função de severos cortes orçamentários, os orientadores se esforçaram para viabilizar as apresentações dos mesmos”, justifica Andrade.

Nessa edição do ConGeA, Andrade apresentou três produções científicas: uma de desenvolvimento de protótipo e outras duas no campo da eficiência energética. Os alunos autores dos trabalhos são: Lucas Camelo (egresso do Técnico Integrado em Meio Ambiente), Mateus Contim (egresso do curso de Engenharia de Produção) e Elite Siman (formanda do curso de TGA).

Programe-se!

O IX Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental (ConGeA) acontecerá entre os dias 26 a 29/11/2018, na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Acompanhe as informações aqui!