Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Resultados de pesquisa sobre currículo de Ensino Médio são apresentados por pedagoga do Campus em evento do IFRN

por Comunicação publicado: 21/09/2020 19h26, última modificação: 21/09/2020 19h26

Resultados parciais da pesquisa de doutorado intitulada “Um estudo do currículo de Ensino Médio – da profissionalização compulsória à integração curricular”, desenvolvida pela pedagoga do IFMG – Campus Governador Valadares, Clara Regina Agostini Oliveira, foram apresentados no I Colóquio Internacional e Nacional de História da Educação Profissional (COHEP). O evento, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), aconteceu de forma online entre os dias 8 e 9 de setembro.

O estudo, ainda em fase de desenvolvimento pela pedagoga, demonstra-se relevante devido ao fato de o Ensino Médio ser a última etapa da Educação Básica. De acordo com a pesquisadora, no início dos anos 70, com a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 5.692/71, a profissionalização neste nível de ensino se tornou obrigatória e perdurou até início dos anos 80 quando a lei 7044/82 alterou os dispositivos referentes a essa profissionalização compulsória no ensino de 2º grau, denominação dada à época ao Ensino Médio atual.

Clara explica que “pelos dispositivos legais vigentes, embora não obrigatória, a profissionalização no nível médio pode se dar pela integração/articulação entre uma formação mais geral, ou propedêutica [conteúdos básicos], e a formação profissional”. Destaca ainda que, no Brasil, na linha de frente da oferta do Ensino Médio Integrado encontram-se os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que, de acordo com a Lei 11.892/2008, tem entre os seus objetivos “ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados”.

Troca de saberes e experiências

Sobre a dinâmica de apresentação dos participantes proposta pelo COHEP, Clara explica que os trabalhos aprovados foram publicados em 05/07 em um blog e, com isso, a possibilidade de conhecer antecipadamente os resumos dos demais pesquisadores e ter uma interlocução com eles, mesmo que assíncrona, enriqueceu muito o momento de apresentação síncrona, ocorrido no dia das apresentações, em 08/09. “O formato tão diferente ao que estamos acostumados propiciou, mais do que um momento de apresentação de pesquisas, uma discussão com pesquisadores de todas as regiões do Brasil, numa circularidade que se transformou numa roda de conversa dialógica, como devem ser os espaços de pesquisas educacionais”, avalia.

Além das apresentações de trabalhos em GT´s, painéis de conversa e mesas-redondas houve também uma conferência com o prof. dr. Joaquim Pintassilgo, da Universidade de Lisboa, Portugal, com o tema “A inovação em educação numa perspectiva histórica” e outra com o professor Jacques Gleyse, da Universidade de Montpellier, França, com o tema “História, Corpo e Trabalho”.

Ficou interessado(a) nas discussões do colóquio? Ótimo, porque está tudo gravado e disponível no canal do PPGEP do IFRN.

O resumo de Clara e dos demais participantes do I COHEP podem ser acessados pelos Anais do evento.