Notícias
Reitor apresenta resultados de seu primeiro ano de gestão
Com encontros na Reitoria e no Campus Conselheiro Lafaiete, o reitor Rafael Bastos Teixeira finalizou, no dia 16 de dezembro, a série de reuniões com servidores idealizada com o objetivo de apresentar um panorama das ações promovidas pela gestão em seu primeiro ano de mandato. No período da manhã, o encontro ocorreu no auditório da Reitoria, em Belo Horizonte, onde o reitor esteve reunido com cerca de 30 servidores. Já em Lafaiete, a reunião ocorreu durante a tarde. “Essa aproximação com a comunidade é importante para dar transparência às nossas ações”, destacou.
Entre os resultados e ações apresentados, o reitor pontuou avanços nas diversas áreas que compõem a gestão central do Instituto. Foram mostrados números e indicadores que ilustram o trabalho realizado a partir de outubro de 2023, quando o mandato atual foi iniciado. Em 2024, 17 novos cursos foram criados, sendo sete de nível técnico, três no nível superior e sete especializações lato sensu. Foi criado o Centro de Educação a Distância (Cread), o que possibilitou a adesão do IFMG ao programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Com isso, 1.100 vagas estão sendo abertas para a oferta de seis cursos (duas graduações e quatro especializações) em 22 polos EaD.
Além disso, com o lançamento do programa “Consolida IFMG”, os campi ganharam incentivos para a melhoria da infraestrutura e compra de novos equipamentos. Projetos que estavam paralisados foram retomados. Em 2025, 28 obras estarão em andamento, incluindo a construção de 13 restaurantes estudantis, três blocos didáticos, dois ginásios e duas quadras. Também está em execução um programa de revitalização dos campi pré-expansão. A renovação da frota de transporte, com a aquisição de 20 veículos, é outra ação do “Consolida”.
O aperfeiçoamento e criação de novas regulamentações foi trabalho constante nas diretorias e pró-reitorias. A criação da Coordenadoria de Registro Acadêmico deu tração para que o projeto de implantação do SUAP Educacional avançasse. Oito unidades já estão com o sistema acadêmico implementado e a expectativa é que todos os campi o adotem em 2025. Com o uso de um sistema próprio para a gestão dos dados estudantis, o IFMG terá uma economia anual de aproximadamente R$ 300 mil.
O trabalho em ações e programas de extensão e inovação resultou na captação de recursos externos que totalizaram mais de R$ 26 milhões. Com isso, o IFMG está retomando iniciativas antigas, como o “Mulheres Mil”, e avançando em novas, como o “Mais Ciência na Escola”. São investimentos oriundos de ministérios, empresas e agências de fomento.
Investimentos também foram feitos na capacitação de servidores (com promoção de cursos e estabelecimento de parcerias com outras instituições) e em tecnologia. No caso da Pró-reitoria de Gestão com Pessoas, softwares aperfeiçoaram rotinas administrativas que envolvem a execução da folha de pagamento dos servidores e a gestão dos concursos públicos. Na área da Pesquisa, o IFMG caminha para a criação de dois centros de excelência e inovação: o primeiro, no setor de queijos artesanais e laticínios; o segundo, na área de inteligência artificial para o desenvolvimento sustentável.
O ano de 2024 foi marcado ainda pela elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional. Foi feita uma consulta pública, chamada de “Game of Campi”, que recebeu 42.070 contribuições e obteve o registro de mais de 2,3 milhões de interações. Também foi dada a largada para a expansão do IFMG, com o anúncio de três novos campi nas cidades de Belo Horizonte, Bom Despacho e João Monlevade.
Durante o encontro na Reitoria, a chefe de gabinete, Fátima Freitas, enfatizou que esse contato mais próximo da gestão com a comunidade é importante para “mostrar o trabalho desenvolvido na Reitoria e esclarecer aos servidores dos campi o que está acontecendo”. O resumo dos projetos e ações apresentados pelo reitor pode ser consultado no link abaixo.
Acesse a apresentação do balanço de 1 ano de gestão
Leia mais:
Em visita aos campi, reitor dá início a balanço do primeiro ano de gestão
Fonte: Portal IFMG