Notícias
Poeta Marcelo Rocha é o convidado do próximo Diálogos
No dia 18 de abril, às 13h, no auditório do IFMG - Campus Governador Valadares, acontece o segundo encontro da edição 2018 do projeto Diálogos. Na ocasião estará presente o poeta Marcelo Rocha, que reside na cidade atualmente e há poucos meses lançou seu terceiro livro de poemas intitulado “Perfumosa”. Duas produções da referida obra foram gentilmente liberadas pelo autor para serem discutidas no encontro de abril. São eles: A lógica do verso e A improbabilidade das estatísticas.
Conheça nosso convidado
Marcelo Rocha é ativista cultural em Governador Valadares e coordena o Instituto Psia que promove o Sarau do Psia, evento mensal que se tornou tradicional e é reconhecido na cidade. Trata-se de um espaço aberto e descontraído para os amantes da arte ouvirem, lerem e declamarem poesias. Marcelo coordena ainda outros dois interessantes projetos: Um poema em cada árvore e Poesia sim, violência não. Este será desenvolvido com os participantes do Diálogos no dia 18 de abril.
No fim do ano passado, o Instituto Psia organizou um concurso para a seleção de 80 poemas para compor a Antologia Poética - Valadares 80 anos, em comemoração ao octogésimo aniversário da cidade, celebrado em janeiro de 2018. Dos poemas selecionados, 17 foram de alunos do IFMG-GV e um da professora Daniela Cunha, docente do Campus.
Esperamos todos no dia 18/4. Estará simplesmente imperdível!
Saiba como foi o primeiro encontro de 2018*
A estreia do Projeto Diálogos 2018 ocorreu no dia 28 de março, no auditório do Campus. O encontro teve uma expressiva participação de alunos de todas as turmas do Ensino Médio do Instituto, o que contribui para promover uma maior integração entre os estudantes.
Confira fotos do evento no Flickr do Campus
O média-metragem “O xadrez das cores”, de Marco Schiavon, que mostra o racismo a partir da relação desajustada entre uma senhora branca e sua empregada negra, serviu de base para a discussão.
No debate, foram levantados pontos importantes como a influência do racismo na sociedade atual, a existência de estereótipos relacionados à população negra e o racismo velado, que é disseminado muitas vezes por meio de comentários do cotidiano. Também foram abordados aspectos do racismo relacionados, principalmente, com a simbologia presente no jogo de xadrez.
O debate proporcionou uma excelente estreia para o Diálogos deste ano e deixou todos ansiosos pelos encontros que estão por vir.
*Este texto foi escrito pelas alunas Enaile Almeida e Juliana de Brito (3º ano do Curso Téc. Integrado em Meio Ambiente - TMA), colaboradoras diretas do Projeto Diálogos. / Edição: Fernanda Melo, jornalista do Campus