Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisas do campus são apresentadas em congresso sul-americano

Pesquisas do campus são apresentadas em congresso sul-americano

publicado: 21/06/2018 11h43, última modificação: 26/06/2018 14h38

Produções científicas oriundas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s) de alunos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental (TGA) do IFMG - Campus Governador Valadares foram apresentadas no 1º Congresso Sul-Americano de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade (Conresol). O evento ocorreu entre os dias 12 e 14 de junho, na cidade de Gramado (RS).

Cinco trabalhos do Campus foram aprovados, sendo dois na modalidade apresentação oral e três pôsteres. A apresentação das pesquisas ficou a cargo do prof. Luiz Fernando da Rocha Penna. Nesta edição do Conresol foram selecionados 266 trabalhos de diversas instituições do país.

Penna destaca a relevância das discussões apresentada nas conferências. “As apresentações e discussões realizadas no congresso mostraram que o país precisa avançar muito nesse pilar do saneamento básico que é o ‘gerenciamento de resíduos sólidos’ desde a coleta até o destino final ambientalmente adequado. Mostrou que é preciso o gerador - cada um de nós - fazer a nossa parte que é separar os resíduos, ou seja, na nossa própria casa que é onde começam os problemas de limpeza urbana em uma cidade. É preciso que a responsabilidade seja compartilhada entre todos os segmentos”.

O docente comenta ainda os ganhos ao participar desse tipo de evento. “Um congresso internacional como esse é sempre uma oportunidade de trocarmos ideias e experiências e ver que os trabalhos realizados em nosso campus estão alinhados com as preocupações sobre essa temática”.

Confira a seguir os trabalhos do Campus apresentados no 1º Conresol:

Apresentações orais:

1) Avaliação qualiquantitativa dos resíduos sólidos urbanos gerados no município de Mathias Lobato - MG (Autora: Jaqueline Pires dos Santos)

2) Triagem e compostagem de resíduos sólidos urbanos: estudo de caso na usina de triagem e compostagem - UTC - de Tarumirim - MG (Autora: Ana Maria Rocha dos Anjos)

Apresentações no formato pôster:

3) Descarte de pneus inservíveis de veículos no município de Engenheiro Caldas - MG (Autora: Giselle Horta Pereira dos Santos)

4) Caracterização dos resíduos sólidos das praias do Barrote e Amigão do Balneário de Jacaraípe - Serra - Espírito Santo (Autoria: Mariana Gonçalves Barbosa da Silva)

5) Percepção ambiental dos docentes e discentes dos cursos de Tecnologia de Informação do Instituto Federal Minas Gerais sobre resíduos eletroeletrônicos (Autoria: Sérgio Pereira dos Reis)