Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Parceria entre Superintendência Regional de Saúde e Campus GV visa alinhar demandas para o desenvolvimento regional

publicado: 27/08/2024 13h27, última modificação: 28/08/2024 12h13

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares apresentou, no dia 15/8, ao Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - Campus Governador Valadares as principais linhas de trabalho da Regional em sintonia com os cursos ofertados pela instituição. O encontro foi motivado por um convite do IFMG à SRS Governador Valadares, com o objetivo de discutir propostas de projeto que possam ser integradas ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do instituto e que possibilitem a criação de projetos de pesquisa alinhados com as necessidades específicas da região e o desenvolvimento de ações que vinculadas com a realidade dos serviços de saúde na região.

Neste contexto, as instituições se uniram para explorar temas de interesse comum, com vistas a desenvolver iniciativas que impactem positivamente não apenas a Unidade Regional de Saúde (URS), mas também os 51 municípios da macrorregião de Saúde Leste.

Reunião entre a SRS Governador Valadares e o IFMG
Reunião entre a SRS Governador Valadares e o IFMG Campus GV

Projetos de pesquisa, cursos de formação e outras ações educacionais foram alguns dos tópicos abordados como potenciais áreas de colaboração. Durante o encontro, foram discutidas diversas frentes de trabalho que a Regional vem desenvolvendo, com foco especial em Vigilância em Saúde e Gestão, áreas que possuem grande potencial para o fortalecimento de parcerias interinstitucionais.

Luiz Patrício Neto, do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS Governador Valadares, enfatiza a importância da criação de um canal de comunicação eficaz entre a formação e os serviços de vigilância epidemiológica. Ele sugere que, além das ações e serviços específicos oferecidos por ambas as partes, o aspecto mais significativo foi a construção de uma relação colaborativa e afirma que a colaboração mútua entre a formação e o serviço é fundamental para melhorar a prática e garantir uma resposta mais eficiente às necessidades de vigilância epidemiológica.

Participaram do encontro importantes áreas técnicas da SRS Governador Valadares, incluindo os Núcleos de Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária, a Coordenação de Gestão e o superintendente regional de Saúde, Romulo Gusmão. A ação integra uma iniciativa mais ampla da Regional, que visa mapear e colaborar com instituições e atores estratégicos para enfrentar os desafios sanitários da macro Leste.

A reunião foi uma oportunidade para identificar ações que possam ser estendidas aos municípios da macrorregião, contribuindo para o aprimoramento dos serviços de saúde, por meio de colaborações que envolvem tanto a pesquisa e a extensão, quanto a capacitação e sensibilização dos profissionais.

A parceria com o IFMG permitirá a criação de projetos de pesquisa alinhados com as necessidades específicas da região onde o instituto está localizado. Além disso, essa colaboração possibilitará o desenvolvimento de ações que estejam diretamente conectadas com a realidade em que a vigilância em saúde opera, garantindo que as atividades e intervenções realizadas pela área sejam mais eficazes e adaptadas às demandas locais, afirma Guilherme Nery Freire, referência da Vigilância Epidemiológica de Governador Valadares.

Os resultados esperados incluem a incorporação das propostas discutidas no PDI do IFMG, seguido pela implementação concreta das ações acordadas. O sucesso dessa parceria será avaliado a partir do impacto gerado nos serviços de saúde da região e pelo fortalecimento das capacidades técnicas dos profissionais envolvidos.

O diretor Geral do Campus Governador Valadares, professor Tonimar Sena, observou que o encontro “foi importante para que o IFMG compreendesse melhor as necessidades e demandas da superintendência, especialmente em áreas como meio ambiente, segurança do trabalho e planejamento logístico que têm um impacto direto na qualidade de vida e saúde da população local”.

Tonimar enfatizou que o IFMG está interessado em fortalecer sua presença na região e contribuir ativamente para as políticas municipais e regionais. Ele mencionou que a reunião permitiu à instituição identificar como pode colaborar por meio de projetos de pesquisa, estágios e outras atividades acadêmicas e de extensão que podem ajudar a atender as necessidades levantadas pela superintendência.

Por Por Sarah Monteiro - estagiária sob supervisão / Fotos: Sarah Monteiro