Notícias
Orientações sobre Aproveitamento de Estudos e de Conhecimentos e Experiências Anteriores (graduação/subsequente); solicitações de 12 a 16/04
Em função da Portaria nº 358 de 17 de março de 2020 que, em seu artigo 2º suspendeu, preventivamente, as aulas presenciais e o atendimento ao público, também presencial, no âmbito do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, por tempo indeterminado, como medida para coibir a proliferação do novo coronavírus, causador da Covid-19, orientamos aos alunos dos cursos superiores e do curso técnico subsequente quanto aos procedimentos de requerimento de Aproveitamento de Estudos (AE) e Aproveitamento de Conhecimentos Experiências Anteriores (ACEA) no período letivo 2021.1:
- Os alunos dos cursos superiores devem observar as normas dispostas no Regulamento de Ensino dos Cursos de Graduação (do artigo 56 ao artigo 69).
- Os alunos do curso técnico subsequente devem observar as normas dispostas no Regulamento de Ensino dos Cursos de Educação Profissional Técnica (do artigo 56 ao artigo 68).
- Os documentos devem ser enviados em via digital, em formato PDF, para o e-mail¹ da coordenação de curso. O título do e-mail, conforme o caso, deve ser “AE - nome do aluno” ou “ACEA – nome do aluno”.
a) É necessário anexar, devidamente preenchido e assinado, o Formulário de Requerimento de AE ou o Formulário de Requerimento de ACEA.
b) Para AE, além do Formulário de Requerimento, é necessário
i. Anexar o histórico escolar para comprovar a realização da disciplina cursada.
ii. Anexar a ementa da disciplina cursada.
- Os documentos emitidos pela Instituição de Ensino (IE) de origem, devem estar assinados eletronicamente ou por meio de assinatura convencional.
- Se a carga horária cursada estiver expressa somente em créditos, será necessário apresentar também outro documento da respectiva IE que evidencie a carga horária equivalente a um (1) crédito para aquela instituição.
- Se os resultados nas disciplinas forem expressos em conceitos, será necessário apresentar também outro documento da respectiva IE apontando a equivalência entre conceitos e pontuação.
- Os documentos serão analisados pela coordenação e caso seja necessário, por meio de agendamento, será marcado momento presencial para apresentação das vias originais.
- O período para envio virtual dos requerimentos de AE e ACEA será de 12 a 16 de abril de 2021.
- A disciplinas aprovadas poderão ser consultadas no Conecta (MeuIFMG) na data provável de 28 de maio de 2021.
- Casos omissos serão analisados pelas coordenações de curso.
Coordenações de Cursos
Coordenações |
E-mails¹ |
Engenharia Ambiental e Sanitária |
|
Engenharia Civil |
|
Engenharia de Produção |
|
Tecnologia em Gestão Ambiental |
|
Técnico em Segurança do Trabalho Subsequente |