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Lançamento de gibi feito por alunos marca encerramento de projeto de Extensão no bairro Turmalina
O almanaque "As aventuras da Garota Reparo" teve seu lançamento na manhã do dia 24 de abril, na Escola Municipal Ivo de Tassis, no bairro Turmalina. A publicação é fruto do projeto de extensão "Um por todos e todos por um: nosso papel na produção da cidade", desenvolvido na instituição pela professora do Campus e arquiteta Cristiana Maria de Oliveira Guimarães.
Uma cerimônia foi organizada para celebrar o protagonismo dos estudantes e a conclusão do projeto. A mesa de honra foi composta pela diretora da escola, Silvana de Souza, a vice-diretora, Jane Freitas, a profª Renilda Madureira, o diretor Geral do IFMG-GV, prof. Willerson Custódio da Silva, e a coordenadora do projeto, profª Cristiana Oliveira.
Após a execução do hino nacional, um grupo de alunos cantou o hino de Governador Valadares. Ao final, foi feita a entrega dos almanaques acompanhado de um bombom para os estudantes, professores e gestores da escola.
Novos olhares e aprendizados
Para representar um pouco do que significou a experiência para os alunos que participaram do projeto, foram convidados alguns estudantes para darem seu depoimento. Confira a seguir!
“Quando comecei a fazer o livro achei bem fácil, mas quando me dei conta de tudo aquilo eu tive que me esforçar muito. Com este livro aprendi muita coisa. Aprendi a olhar mais para os problemas da cidade e para as coisas que acontecem a cada dia. Tive que usar muita criatividade para fazer algumas coisas do livro. Uma das minhas inspirações para este livro foi meu próprio bairro, que é o Turmalina. A história deste livro é muito importante para a nossa cidade. E como escrevi no livro, acho que todas as pessoas deveriam fazer igual para termos uma boa convivência com as pessoas e até mesmo com a nossa cidade.” (Samuel da Costa Oliveira)
“Fazer essa história foi um desafio bem legal; desde a parte de sair da escola e andar pelo bairro até na hora de escrever. Na verdade, eu nunca pensei em escrever uma história em quadrinhos, porque não é o tipo de livro que leio muito. Tanto é que no começo achei que essa ideia não ia dar certo e as histórias ficariam bem ruins. Mas, no final, eu acabei adorando e fiquei bem feliz. Esse projeto fala de sustentabilidade e preservação que são temas que eu gosto muito de falar. No projeto também aprendemos várias coisas, por exemplo, o descarte incorreto do lixo, a construção e suas irregularidades, etc. No geral, foi uma experiência muito boa. Apesar de ser cansativa, eu amei fazer.” (Heryka Xavier de Oliveira)
“A história da Garota Reparo foi bem divertido. No início eu achei bem chato porque eu costumava só ler e não criar histórias em quadrinho. Mas aí começou a ficar interessante. A experiência de escrever uma história sobre o que estamos vivendo é muito legal e estranho, apesar de que, na história do grupo que eu estava tinha um monstro de lixo. Mas a experiência foi ótima, e eu amei tudo que nós aprendemos". (Hellen Gomes G. Pereira da Cruz)
“Este trabalho da Garota Reparo foi muito importante para mim, porque comecei a perceber os vários problemas que nossa cidade tinha, e comecei a poder compartilhar isso com os meus amigos e minha família. Construir esta história foi um esforço muito válido, porque em todas as produções de texto que tive que fazer depois dessa experiência fico mais tranquilo porque eu me lembro que tudo fica melhor com imaginação.” (Carlos Eduardo)
“Essa experiência de fazer a história da Garota Reparo nos ensinou muito a cuidar do meio ambiente e ver os erros que todos nós cometemos. É importante sabermos disso porque um dia poderemos precisar. A nossa história é bem divertida e cheia de desenhos como o monstro de lixo, a Garota Reparo e seu amigo. Eu gostei muito de ilustrar nosso livro; todas nós do grupo agradecemos por essa incrível oportunidade!” (Alexia Klara Alves de Souza)
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Fases do projeto
As histórias contidas no gibi foram criadas pelos alunos do 6° ano do Ensino Fundamental ao longo de 2018. “O projeto se desenvolveu em duas frentes. A primeira com um conjunto de oficinas com os professores dos 6os anos que expôs a produção do espaço urbano e da cidade, seus processos e atores. A etapa seguinte envolveu os alunos para a criação das histórias do gibi”, detalha a coordenadora.
Para aguçar ainda mais o olhar das crianças sobre o local onde vivem e que a escola se situa, foi realizado um tour pelas ruas e praças do bairro Turmalina. A tarefa era localizar pontos positivos e negativos do espaço urbano e marcá-los com adesivos de “certo” e “errado”.