Notícias
Inscrições abertas para a 17ª Olimpíada Nacional em História do Brasil
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu as inscrições para a 17ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), projeto voltado para estudantes e professores de escolas públicas e particulares de todo o país.
O prazo para se inscrever é até dia 25 de abril.
As inscrições são gratuitas para equipes de escolas públicas. Para as equipes de escolas particulares, as inscrições com desconto vão até 16 de março.
O professor de História do IFMG - Campus Governador Valadares, Lenício Dutra Marinho Junior, ressalta a contribuição da olimpíada para a formação acadêmica dos discentes. "Participar da ONHB é uma oportunidade para os estudantes terem contato com o conhecimento histórico de forma mais profunda, acessando e analisando fontes históricas das mais diversas: documentos oficiais, cartas, fotografias, panfletos, músicas, literatura, pinturas, propagandas, entre tantas outras. Além disso, o estudo da história do Brasil, proporcionado pela metodologia de trabalho em grupo, habilita os estudantes para uma análise mais crítica da realidade social. Mais que uma competição entre equipes, a ONHB é uma oportunidade única para entender toda a diversidade e riqueza da História do Brasil, a partir de outros caminhos e significados".
Saiba como participar
Para participar, é preciso formar uma equipe com um professor de História e três alunos do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) ou Médio.
A 17ª edição terá início no dia 5 de maio. Serão realizadas seis fases online com duração de uma semana cada, além da final presencial que ocorrerá nos dias 30 e 31 de agosto, na Unicamp, em Campinas (SP).
A gratuidade nas inscrições para as escolas públicas é uma conquista da ONHB, com o objetivo de ampliar o acesso desses estudantes à Olimpíada. Para uma das coordenadoras do projeto e professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, Cristina Meneguello, este era um desejo antigo e que foi possível graças à consolidação do projeto.
Em 2024, a ONHB teve mais de 180 mil pessoas inscritas, um número recorde, 60% maior do que o registrado em 2023. “Ano passado, tivemos um número recorde de inscrições, o que mostra a relevância da ONHB como ferramenta de aprendizagem. Queremos alcançar cada vez mais pessoas”, disse.
Equipes irão concorrer dentro dos mesmo níveis
Uma alteração importante mantida em 2025 é a separação da concorrência das equipes por níveis, ou seja, grupos formados por estudantes do ensino fundamental competem entre si, e o mesmo ocorre para equipes do ensino médio. A prova é a mesma para todos os alunos, mas esse formato propicia uma concorrência mais equilibrada.
Segundo Meneguello, “a prova é elaborada de forma a que todos os alunos, tanto do ensino fundamental quanto do médio, sejam capazes de fazer. A ONHB tem um formato original que não exige que os alunos saibam o conteúdo previamente, permitindo que aprendam durante a realização da prova”.
O número de equipes aprovadas em cada fase dependerá da quantidade de inscritos em cada nível de ensino. A quantidade de medalhas entregues na final também se manterá a mesma: 81 no total.
Como funciona a Olimpíada de História
As seis fases online têm duração de uma semana cada e preveem questões de múltipla escolha e realização de tarefas. O conteúdo apresentado nas questões permeiam, além da História do Brasil, temas interdisciplinares, como geografia, literatura, economia, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades etc. O formato oferece aos estudantes e professores a oportunidade de discutir temas que nem sempre são abordados em sala de aula ou estão presentes nos livros didáticos. Os participantes também trabalham com documentos históricos, o que dá a eles a chance de entender como trabalha um historiador.
Luiz Estevam Fernandes, docente do departamento de História e também coordenador do projeto salienta que a originalidade com que a ONHB apresenta os conteúdos de história tem conquistado o interesse dos participantes. “Nesses 17 anos, pudemos observar que a Olimpíada estimula a análise crítica dos estudantes e contribui para a preparação deles para vestibulares, concursos e exames, como o ENEM”, acrescentou.
A ONHB também faz parte do edital ‘Vagas Olímpicas’ da Unicamp. De acordo com seu desempenho, os participantes podem concorrer a vagas em diversos cursos de graduação na Unicamp, sem a necessidade de fazer o vestibular desde que realizem uma prova adicional.
O projeto é realizado com apoio do Departamento de História da Unicamp, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp e da Associação Nacional de História (Anpuh). Conta também com a participação de docentes universitários, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos.
Mais informações em: www.olimpiadadehistoria.com.br
Veja aqui documentário sobre a final da 16ª ONHB
Fonte: Assessoria de Imprensa da ONHB