Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG-GV marca presença em encontro de dirigentes de campi fora de sede

IFMG-GV marca presença em encontro de dirigentes de campi fora de sede

publicado: 04/12/2018 12h35, última modificação: 04/12/2018 12h35

Representantes de diversas instituições de ensino debateram os desafios, estratégias e ações inovadoras durante o 3º Encontro do Fórum Nacional de Dirigentes dos Campi Fora de Sede e Multicampi das Instituições Federais de Ensino (FORCAMPI). O evento foi realizado em Belo Horizonte nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.

O diretor geral do IFMG - Campus Governador Valadares, prof. Willerson Custódio da Silva, esteve presente no encontro e destaca a necessidade e benefícios do esforço conjunto entre as organizações. "A participação em eventos como este é de extrema importância para a Instituição. Além de estreitarmos a relação entre as instituições federais de ensino, podemos conhecer as fragilidades de outras, e juntos traçarmos metas e trabalharmos nas reivindicações pela defesa, consolidação e constante melhoria na oferta de uma educação gratuita e de qualidade”.

Também estiveram presentes o diretor geral do IFMG - Campus Ipatinga, prof. Alex de Andrade Fernandes, o diretor geral do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), prof. Peterson Andrade, além de representantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ) e Universidade Federal de Alfenas (Unifal).

Dificuldades e avanços

Embora cada dirigente vivencie experiências e realidades diferentes, alguns pontos em comum foram destacados: infraestrutura insatisfatória; necessidade de técnicos e docentes para as atividades administrativas e acadêmicas; e insegurança sobre o orçamento para a manutenção e desenvolvimento dos Campi nas diferentes regiões.

Dentre os pontos positivos destacados registrados pelos dirigentes estão: a formação de profissionais no interior com cursos técnicos, de graduação, mestrado e doutorado de qualidade; qualificação dos profissionais envolvidos com a educação, saúde, entre outros setores; contribuição para a captação de recursos relacionados com o desenvolvimento do município e região; impacto econômico com a fixação de pessoas qualificadas no interior; oportunidade de um curso mais próximo das residências das pessoas e com maior viabilidade econômica; desenvolvimento das instituições dos municípios com centenas de parcerias com a universidade com os projetos de pesquisa e extensão; entre outros impactos relatados de forma específica que contribuem para a redução das assimetrias regionais e desenvolvimento das pessoas, instituições, municípios e regiões.

Fortalecimento da rede

O evento contemplou a aprovação do regimento do FORCAMPI e a apresentação de um resumo das cinco audiências públicas sobre o tema, realizadas na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados entre os anos de 2015 e 2018. Clique aqui e confira um vídeo com o resumo.

Os dirigentes aprovaram ainda a Carta de Belo Horizonte que visa apresentar o FORCAMPI à sociedade.

O encontro teve a participação da professora Sônia Meire, representando o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, e de Mauro Barbosa Ribeiro, assessor do senador eleito por Minas Gerais, Carlos Viana. A Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (ANDIFES) também foram convidados, porém não enviaram representantes.

Com informações do Setor de Comunicação da UFJF-GV