Notícias
Estudo aponta impactos do padrão de chuvas na região para ecossistemas aquáticos do PERD
Com o objetivo de demonstrar as variações dos níveis de água das lagoas do Parque Estadual do Rio Doce (PERD) em relação à variabilidade das chuvas e como isso afeta o funcionamento desses ecossistemas, foi desenvolvido um estudo coordenado pelo professor Fulvio Cupolillo, da área de climatologia do IFMG - Campus Governador Valadares.
Publicado na última edição da Revista MG.Biota, o trabalho foi realizado em parceria com outros cinco pesquisadores: Jean Monteiro Lima (IFMG), Diego Guimarães Florencio Pujoni (UFMG), Ludmila Silva Brighenti (UEMG), José Fernandes Bezerra Neto (UFMG) e Francisco Antônio Rodrigues Barbosa (UFMG).
Intitulado Características hidroclimáticas do Parque Estadual do Rio Doce (MG), o artigo utilizou como modelo de estudos as medições feitas na Lagoa Carioca. Prof. Fulvio explica que estudos como esse são importantes porque “demonstram a estreita relação e impactos diretos de variações climáticas sobre os ecossistemas aquáticos, que são essenciais para a manutenção do equilíbrio e interações floresta/lagos”.
Leia o artigo na íntegra aqui.
Sobre a revista
Publicada desde abril de 2008, a Revista MG.Biota foi pensada com a missão de disseminar o resultado das pesquisas científicas autorizadas e realizadas nas Unidades de Conservação do Instituto Estadual de Florestas - IEF, democratizando o conhecimento acumulado através dos estudos feitos e oportunizando a todo público interessado ampliar a percepção do meio ambiente no qual está inserido, assim como ter uma melhor compreensão da biodiversidade de Minas Gerais. Saiba mais!
Veja também
Laboratório de Climatologia do IFMG-GV
Professor apresenta relatório técnico-científico para subsidiar entrada de municípios na Sudene
TCC de egressa de Tecnologia em Gestão Ambiental é publicado em revista inaugural do Igam