Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes refletem sobre alimentação saudável durante piquenique

Estudantes refletem sobre alimentação saudável durante piquenique

publicado: 05/04/2018 08h00, última modificação: 06/04/2018 09h05

Salada de frutas, bolo, biscoito caseiro, sanduíche e suco naturais. Esses foram alguns dos alimentos presentes nos piqueniques realizados nos dias 27, 28 e 29 e março no gramado do IFMG – Campus Governador Valadares. Participaram estudantes dos primeiros anos dos cursos Técnicos Integrados em Meio Ambiente (TMA), Edificação (TED) e Segurança do Trabalho (TST).

Confira fotos no Flickr do Campus

A ação faz parte do projeto Alimentação Saudável e também das comemorações do Campus pelo Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril. Allynne Alves, professora da disciplina Biologia 1, explica que um dos propósitos do piquenique foi estimular os alunos a estudarem os nutrientes disponíveis nos alimentos saudáveis e o quanto estes são importantes para o desenvolvimento e manutenção do corpo humano. As equipes explicaram durante o piquenique quais os componentes bioquímicos encontrados, função e necessidade diária de cada alimento. Espero sensibilizá-los em relação à ingestão diária de nutrientes primordiais e que diminuam em seu cotidiano o consumo de alimentos não saudáveis”.

Reflexão que gera mudança

Maria Eduarda Oliveira, aluna do TMA, curtiu tanto o piquenique que decidiu mudar alguns hábitos. “Nunca tinha feito um trabalho desse jeito. Sentar na grama, compartilhar o meu lanche com os colegas… foi uma experiência bem diferente, gostei muito! Antes, eu trazia de casa biscoito ou comprava um salgado na cantina; agora trago fruta. Aprendi que alimentos saudáveis fazem bem ao nosso corpo e mente, ajudam no nosso desenvolvimento, inteligência e até a prestar mais atenção na aula”, avalia.

Açaí foi a escolha do estudante Matheus Leles Maia (TST). “Pesquisei por ‘dicas de alimentos saudáveis’ no Google e vi que o açaí apresenta alto valor energético e gordura boa. O pessoal do meu grupo comeu bastante; acho que eles gostaram”, conta aos risos.

A integração entre os colegas de sala foi um bom resultado proporcionado pela atividade na opinião de Ana Luísa Souza, estudante do TED. “Como estamos juntos há poucos meses, foi uma ótima oportunidade de nos aproximarmos mais”. Ana revela que passou um pouco de aperto para executar a receita escolhida: bolo de cenoura - sem a calórica cobertura de chocolate - e com pouco óleo. “Foi uma experiência nova pra mim, porque não sei fazer comida, foi a primeira vez que fiz um bolo. Tive que fazer duas vezes, porque na primeira o bolo não cresceu. Mas no final deu certo, todos comeram e elogiaram bastante”.

Próximas ações

Os estudantes também produzirão pelo projeto Alimentação Saudável paródias em formato audiovisual sobre alguns nutrientes como proteínas, lipídeos, vitaminas, carboidratos, água e sais minerais. Em breve compartilharemos!

Um aulão de yoga/meditação também compõe a programação. A prática acontecerá no dia 6 de abril, no gramado do Campus. É aberta a todos os interessados sem necessidade de inscrição prévia.