Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes participam, em Tarumirim, de evento que mescla literatura, arte e ciência

publicado: 06/12/2018 12h32, última modificação: 06/12/2018 13h41

Alunos dos cursos Técnicos Integrados do IFMG - Campus Governador Valadares participaram ativamente da Mostra Integradora de Culturas e Saberes promovida, no dia 23 de novembro, pela E. E. Maria Teixeira da Fonseca, localizada no município de Tarumirim (a cerca de 80 km de GV).

Um grupo formado por estudantes do 1° e 2° ano de Segurança do Trabalho (TST) encenou a peça “Sonho de uma Noite de Verão”, de William Shakespeare. A comédia relata a história de quatro jovens atenienses e suas confusões amorosas. Hérmia é amada por Lisandro e Demétrio, o qual é amado por Helena. Hérmia é apaixonada por Lisandro, porém seu pai a obriga a se casar com Demétrio. Dessa forma, o casal foge para um bosque próximo para poderem viver juntos sem a intromissão dos pais, sendo seguidos por Demétrio e Helena. Ao mesmo tempo, uma trupe de teatro se reúne para ensaiar no mesmo lugar. Entretanto, o ambiente é habitado por seres encantados que utilizam de seus poderes mágicos para tumultuar e brincar com a vida dos humanos presentes.

Oficina de HaicaiSob orientação do professor Wanderson Batista, discentes do 3° ano de Meio Ambiente (TMA) também contribuíram com a Mostra. Higor Gabriel e Enaile Almeida ministraram a Oficina de Versos Livres, baseada em versos irregulares, que não possuem restrições métricas. Já a aluna Juliana Brito (foto) conduziu a Oficina de Haicai, poesia japonesa de três versos - em geral, com no máximo 17 sílabas poéticas – que aborda temas como natureza e estações do ano.

FamigeradoO evento contou ainda com apresentação da obra “Famigerado”, de Guimarães Rosa, encenada pelos alunos da escola anfitriã. O conto demonstra a importância do conhecimento da língua como determinante das relações sociais. Relata a visita inesperada que um médico do interior recebe de Damásio, temido assassino da região, junto de sua gangue, desejando saber o significado da palavra “famigerado”. A Mostra também teve Feira de Ciências com exposição de trabalhos científicos, de obras de arte, e show de dança afro.

Um lanche para celebrar o encerramento do evento foi oferecido aos participantes pela diretora da escola, Silvânia Mercês Beltrame, e a equipe de servidores.

-------
O texto acima foi escrito pelos estudantes Isabela Gomes Pereira e Steffany Oliveira de Vasconcelos, do 2º ano do curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho (TST). Edição jornalística: Fernanda Melo