Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes dos cursos técnicos Integrados se destacam na 27ª edição da OBA

Estudantes dos cursos técnicos Integrados se destacam na 27ª edição da OBA

Sete alunos dos cursos técnicos conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2024. Outros quatro obtiveram notas superiores a 70% e também foram convidados a participar da preparação para as seletivas da etapa internacional da OBA, em 2025
publicado: 08/08/2024 13h23, última modificação: 16/08/2024 15h06

Em clima de Jogos Olímpicos de Paris, o IFMG - Campus Governador Valadares comemora o sucesso dos seus estudantes na 27ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Sete estudantes sagraram-se medalhistas na competição que tem entre seus objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

No total, o Campus GV teve 28 alunos inscritos na competição. Destes, 14 compareceram no dia 17 de maio para a prova de fase única, que contempla sete perguntas de Astronomia e três de Astronáutica.

Confira a lista de estudantes medalhistas da OBA 2024:

• Anthony André Soares de Santana (3º TST) - Ouro

• Augusto Vitor de Araújo Marino (2º TMA) - Prata

• Ana Beatriz de Oliveira Ribeiro (1º TMA) - Bronze

• Hector Silva Araújo Rodrigues (1º TED) -  Bronze

• Cauã Fernandes Chaves (2º TMA) - Bronze

• Thaís Cristina Silva (2º TMA) - Bronze

• Ana Heloísa Morais Assunção (3º TED) - Bronze

Além dos sete estudantes medalhistas, outros quatro se destacaram com notas superiores a 70%. São eles: Enzo Gabriel Amaral de Siqueira (1º TST), Marcos Jeremias da Silva Coelho (1º TED), Marissa Layane Dias de Lana (3º TED) e Hugo Carvalho de Souza (3º TED). Todos os alunos receberão certificado e convite para participarem das provas online que selecionará os estudantes que representarão o Brasil nas olimpíadas internacionais sobre astronomia em 2025.

Conhecimento para a vida

Com apenas 15 anos, a aluna Ana Beatriz de Oliveira Ribeiro, do 1º ano do curso técnico Integrado em Meio Ambiente (TMA), já coleciona participação em olimpíadas do conhecimento. No Ensino Fundamental envolveu-se em competições da área de Matemática, Química, Astronomia e Astronáutica. E, com pouco mais de quatro meses que está no IFMG já participou de quatro olimpíadas das áreas de História (ONBH) Matemática (Canguru) Química (OBQ) e Astronomia e Astronáutica (OBA).

Para Ana, as olimpíadas trazem ganhos diversos para os discentes. “Além de ser um conhecimento muito importante, porque se relaciona com todas as matérias, abre muitas portas, pois algumas universidades aceitam/dão bolsas para os estudantes [olímpicos]. E é muito interessante também pela experiência. É sempre algo bom poder aprender. Então, só vejo pontos positivos em realizar as olimpíadas”.

Ela destaca também o apoio dado pelo Campus GV aos participantes. “Acho muito interessante que o IF disponibilize tantas olimpíadas para nós, porque tem muitas escolas em que [os alunos] não têm acesso. E é muito legal também que haja um incentivo por parte dos professores e toda equipe”, conclui.

O professor de Física Rodrigo Marques de Oliveira acompanhou de perto os estudantes para a OBA 2024. Ele explica que o objetivo da instituição ao incentivar os discentes em competições dessa natureza “é proporcionar oportunidades para expandirem seus conhecimentos e desenvolverem habilidades fundamentais para suas formações acadêmica e profissional”. Destaca ainda as contribuições que as olimpíadas proporcionam para a formação acadêmica. “Participações em competições como a OBA são de grande importância, pois estimulam o interesse científico, a curiosidade e o pensamento crítico, formando nossos alunos para desafios futuros. Parabenizo a todos os estudantes pelo esforço e desempenho na OBA. Continuem se empenhando e buscando sempre o melhor".

Saiba mais!

Realizada anualmente, desde 1998, pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira, a OBA é voltada para todos os alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e privadas do país e concede premiação aos melhores resultados. Conheça mais em: www.oba.org.br.

Leia também!

Estudantes do IFMG conquistam 22 medalhas no Concurso Canguru de Matemática 2024