Notícias
Encerramento do projeto de extensão sobre juventude negra acontece nesta sexta (29)
O encontro de encerramento do projeto de extensão "Grupo de Estudos - Juventude Negra de Governador Valadares: da marginalização à emancipação" acontece nesta sexta-feira, 29 de novembro, às 14h, no auditório do IFMG – Campus Governador Valadares.
O encontro tem por objetivo refletir de forma crítica sobre as ideias de escravidão e resistência construídas historicamente no Brasil.
Serão discutidos o texto Negociação e Conflito: A resistência negra no Brasil escravista, de João José Reis e Eduardo Silva, e o vídeo “A verdade sobre a escravidão negra no Brasil”. Terá a participação especial de do servidor do Campus, Giulliano Glória de Sousa, historiador e doutorando em História pela UFOP.
De acordo os coordenadores do projeto, prof. Glauber Fidelis (Filosofia e Sociologia) e profª Joelma Nascimento (História), nas últimas décadas, a historiografia brasileira tem rediscutido o papel das negras e negros na sociedade escravista, vistos não mais como meras engrenagens econômicas e sujeitos passivos diante das mais atrozes violências da camada senhorial, mas como protagonistas, atores históricos que construíram, cotidianamente, variadas e criativas formas de resistência, luta e transformação do escravismo.
Para os envolvidos no projeto, o resgate de tais personagens como agentes da história ressignifica o papel da negra e do negro na sociedade brasileira e lança luz na construção de um presente a partir da experiência e da memória dos africanos e seus descendentes no Brasil.
Confira outros conteúdos relacionados
Diálogos 2019 se encerra com debate racial
Projeto promove reflexões sobre a juventude negra em escola da cidade