Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diretores participam, em Brasília, de reunião em defesa dos Câmpus Fora das Sedes

publicado: 05/12/2017 08h00, última modificação: 11/12/2017 10h59

Juntamente com centenas de outros dirigentes de universidades públicas e institutos federais, o diretor-geral do IFMG - Campus Governador Valadares, prof. Willerson Silva, e o diretor de Administração, prof. Neuber Samy, participaram de uma reunião técnica com deputados federais da Subcomissão Especial para Tratar da Situação dos Câmpus Fora das Sedes.

O encontro, realizado no dia 28 de novembro, contou com a participação de representantes de 18 estados das cinco regiões do país e teve como objetivo conhecer o resultado de um levantamento preliminar feito pelos câmpus. A partir dos problemas e dificuldades apontados no documento, foi tirada uma pauta de reivindicações e demandas para ser entregue ao ministro da Educação, Mendonça Filho.

Principais problemas

O levantamento, feito durante o mês de novembro com 58 câmpus fora da sede de universidades e institutos federais, revelou a preocupante situação que vivem essas instituições. Em 73,21% dos campi pesquisados, a quantidade de trabalhadores terceirizados não é suficiente. A situação dos laboratórios nessas instituições é ainda mais grave: em 85,71% os laboratórios não atendem a demanda para pesquisas e 76,79% não tem laboratórios adequados ao ensino.

Na questão financeira, os problemas se agravam. Em 2017, em 69,09% dos câmpus pesquisados os recursos não foram suficientes para custeio da manutenção. A estrutura de apoio aos estudantes também deixa bastante a desejar, de acordo com o levantamento: 45,28% não tem restaurante universitário; 69,81% não tem transporte regular oferecido pela universidade ou pelo instituto e 81,82% não contam com moradia estudantil.

Mobilização

Vários deputados manifestaram apoio às reivindicações apontadas pelos gestores.  O presidente da subcomissão especial que trata dos câmpus fora das sedes, deputado Caio Narcio (PSDB-MG), disse que está junto com os dirigentes nessa mobilização em defesa da consolidação desses campi. Para ele, a luta pela educação é suprapartidária e deve estar acima de questões ideológicas.

* Texto adaptado do site Câmara dos Deputados.