Notícias
Diálogos de setembro discute conto do renomado escritor mexicano Juan Rulfo
O terceiro encontro da edição 2022 do projeto Diálogos, marcado para o dia 14 de setembro, às 13h15, no auditório do IFMG – Campus Governador Valadares, discutirá o conto A terra que nos deram, do escritor, fotógrafo, cineasta e roteirista Juan Rulfo. A obra é um manifesto de denúncia social e política e uma amostra exemplar da genialidade do autor.
Leia aqui o conto "A terra que nos deram"
Conheça mais!
"Versatilidade caracteriza Juan Rulfo", assevera a professora de espanhol do Campus, Etna Castro, que sugeriu o texto para o encontro deste mês. A docente explorou a obra do escritor em seu trabalho final de graduação. Segundo ela, a obra de Rulfo "apesar de curta, é de um legado ímpar, considerado um dos mais intensos da literatura contemporânea do século XX.
Em 1955, Rulfo publicou “Pedro Páramo”. O romance, vencedor do Prêmio Xavier Villaurrutia, trouxe-lhe fama mundial e reconhecimento da crítica. "É considerado hoje como uma das obras fundamentais da América Latina e da história da literatura mexicana do último século. Devido à sua técnica narrativa inovadora, influenciou uma geração de grandes escritores, como Gabriel García Marquéz, Carlos Fuentes e Julio Cortázar. Os personagens de Rulfo, em sua maioria camponeses, refletem os problemas socioculturais do México e, por extensão, de todos os países latino-americanos. O monólogo interior, a fusão entre realidade e fantasia, a vida em anonimato, os cenários rurais e pós-revolucionários do México são alguns dos elementos que permeiam o estilo do escritor".
Sobre o Diálogos
O objetivo principal do projeto Diálogos é maximizar a experiência de leitura por meio da discussão democrática e das diferentes visões e interpretações a respeito do texto escolhido. A coordenação é do professor Wanderson Batista dos Santos, da área de Português/Literatura. Entre as colaboradoras do projeto estão as professoras Etna Castro, da área de Espanhol e Português, Graciela Oliveira, coordenadora do curso técnico Integrado em Segurança do Trabalho (TST), e a bibliotecária Rejane Oliveira.
O projeto é aberto também à comunidade externa. Venham dialogar conosco!
Orientações
Quem tiver interesse no certificado de participação do encontro deverá apresentar documento com o número do CPF, um e-mail válido e um número de celular [whatsapp]. Será necessário também chegar pontualmente no horário de início (13h15) e permanecer até o fim do evento.
Instituições de ensino e afins que desejarem trazer alunos para participarem do encontro, deverão entrar em contato com o coordenador do projeto, prof. Wanderson Batista (wanderson.batista@ifmg.edu.br), ou com o Setor de Extensão (extensao.gv@ifmg.edu.br) com pelo menos sete dias de antecedência para verificar a disponibilidade dos assentos disponíveis no auditório.