Você está aqui: Página Inicial > Notícias > "Diálogos" comemora bodas de ouro em universo roseano

"Diálogos" comemora bodas de ouro em universo roseano

publicado: 10/10/2024 18h23, última modificação: 10/10/2024 18h23

Você já foi até à terceira margem de um rio? Foi o que voluntários, alunos e convidados fizeram no auditório do IFMG – Campus Governador Valadares durante o 50° encontro do projeto Diálogos, no dia 18 de setembro.

O texto, escolhido pelo professor Wanderson Batista, coordenador do projeto, foi o conto A terceira margem do rio, de Guimarães Rosa, grande escritor, diplomata e médico brasileiro. Esse é o conto mais famoso do autor mineiro, considerado por muitos o maior escritor brasileiro do século XX e um dos mais importantes de todos os tempos. O conto foi publicado no livro “Primeiras estórias”, lançado em 1962. Sua trama consiste na narração de um filho cujo pai decide abandonar a família e se afastar do convívio social para viver dentro de uma pequena canoa num imenso rio.

A obra gerou discussões muito interessantes entre os presentes – interpretado por muitos como uma grande metáfora e por outros como uma crise de identidade que levou o pai do narrador a se isolar, seja por um ato egoísta ou não, o que provocou dor e desalento em todos da família.

O encontro contou também com uma bela e aclamada apresentação musical a voz e violão. Os alunos Flávio Marino (3° TMA) e Luiz Miguel (1° TST) interpretaram a música “A terceira margem do rio”, composta por Caetano Veloso e Milton Nascimento.

Ao encerramento do encontro, a professora de Artes Kênia Brant, juntamente com a professora Débora Braga e as alunas Rhyllary Sarah (1° TMA) e Flávia Pimenta (2° TST) organizaram o “recadinho afetuoso”, atividade que instigou elogios entre os alunos e um bom momento de despedida.

Assim, as atividades do projeto se encerraram neste ano, comprovando que o Diálogos é um espaço para troca de ideias, ampliação de horizontes e conexão através da literatura. Não perca essa oportunidade de explorar novos temas e se envolver em discussões que fazem refletir e crescer. Venha dialogar conosco você também. Até breve!

--------------------
Texto da notícia: Maria Lúcia Santos Rangel de Almeida & Rafael Johann Krussmann (1º TMA); Lara Gabrielly Nazaro Rodrigues da Silva (1º TST) & Emilly de Souza Silva (2º TST), todos voluntários do projeto em sua atual edição. Os alunos foram tutorados pelo professor Wanderson Batista. Fotos da notícia: Maria Eduarda Costa Cardoso (3º TST), voluntária do projeto em sua atual edição. A aluna foi tutorada pelo professor Wanderson Batista.