Notícias
Dia da Árvore
Algumas são frondosas e fornecem sombras aprazíveis em dias de calor. Outras contornam e enfeitam a cidade, como os ipês e bouganvilles. Existem as frutíferas, encontradas principalmente em casas e quintais, e também espécies que apresentam propriedades terapêuticas. E ainda aquelas que fornecem madeira para a criação de móveis, construção de casas e fabricação de papel. Pelo processo de fotossíntese transformam o gás carbônico em oxigênio, evitam a erosão e fornecem abrigo para muitas espécies.
Com tantos atributos assim, mais do que merecido que tenha uma data dedicada especialmente a ela: 21 de setembro - Dia da Árvore. No Brasil, a data foi definida para marcar o início da primavera, que começa na sexta do dia 22/09. Trata-se de uma boa oportunidade para que as pessoas dispensem atenção especial a esse recurso natural essencial à sobrevivência das espécies e reflitam sobre a necessidade da sua preservação.
Resfriamento natural
A professora de geografia e climatologia do IFMG - Campus Governador Valadares, Daniela Cunha, explica por que é preciso preservar e plantar mais árvores. Confira detalhes no vídeo abaixo.
Ciclo da água
Outra contribuição importante da vegetação diz respeito à gestão hídrica. Quem explica é o engenheiro ambiental e professor do IFMG-GV Fábio Cruz. Assista ao vídeo e saiba mais!